Falta de vacina contra dengue para Vitória da Conquista é assunto da sessão da Câmara nesta sexta-feira

  • Edilaine Rocha
  • Atualizado: 01/03/2024, 05:35h

Na sessão desta sexta-feira (1) na Câmara, o vereador Edivaldo Pereira Júnior, do PTB, citou que o município de Vitória da Conquista ainda não recebeu doses da vacina contra dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mas que outras cidades menores do Estado já receberam.

Embora esteja vivenciando uma epidemia de dengue e com uma morte já confirmada pela doença, Vitória da Conquista já não estava na lista dos 521 municípios, em 37 regiões do país, que receberam do Ministério da Saúde a vacina contra a dengue. Na Bahia, 115 municípios receberam a vacina nessa primeira parte da campanha. No entanto, o vereador levantou questionamentos sobre o Governo do Estado a partir de uma publicação no site institucional do próprio Governo. 

“No último dia 23/2 no site do Governo do Estado da Bahia nós tivemos a seguinte notícia que está aqui” - ‘Nova etapa de vacinação contra a dengue: regiões de Itabuna, Ilhéus, Jequié e Barreiras receberão mais de 50 mil doses’. Isso no dia 23 de fevereiro. - ‘A secretária da Saúde do estado da Bahia, Roberta Santana, anunciou que a partir desta sexta-feira, dia 23, mais 50.447 doses da vacina contra dengue serão distribuídas para as regiões de Itabuna, Ilhéus, Jequié e Barreiras, abrangendo um total de 71 municípios’, disse.

Leia também: Mesmo com o aumento dos casos de dengue, Vitória da Conquista fica fora da lista dos municípios baianos que receberão doses da vacina

Em seguida o vereador aponta que mesmo sendo a terceira maior cidade do Estado, Vitória da Conquista ficou de fora dessas mais de 50 mil doses. Mas não menciona os critérios do Ministério da Saúde para que os municípios recebam as doses. 

“E aí eu tive a curiosidade de conversar com nosso secretário (municipal) de Saúde, Vinícius Rodrigues, para saber se o Governo do Estado teria encaminhado alguma dose dessas vacinas para Vitória da Conquista. E pasmem. Dentre 71 municípios, nós estamos aqui no terceiro maior município do Estado da Bahia, o Governo da Bahia não encaminhou uma dose sequer de vacina contra a dengue”.

O vereador ainda disse esperar que a falta de vacina no município não seja uma retaliação política.

“Eu não quero ver e nem quero acreditar que isso é alguma retaliação do ponto de vista político”.

Vereador Edivaldo Ferreira Júnior (PTB). Foto: Câmara de Vereadores

Em entrevista à Mega Rádio, a vereadora Márcia Viviane, do Partido dos Trabalhadores (PT), rebateu a fala do vereador e disse que Vitória da Conquista não recebeu essas primeiras doses devido à série histórica computada pelo Ministério da Saúde e que, em um primeiro momento, o município constava apenas como em estado de alerta.

“Todo estudo epidemiológico é feito dos anos da série histórica de anos anteriores. Conquista estava vivendo naquele momento um alerta para a epidemia de dengue. Só que infelizmente o cenário todo foi modificado de forma muito rápida, como de outros municípios também. E Vitória da Conquista passou agora também a estar no cenário de epidemia de dengue. Então todos esses critérios foram feitos pactuados com o Conselho Nacional de Saúde, com todas as instâncias do Ministério da Saúde, onde o município de Vitória da Conquista tinha ficado de fora justamente por conta da questão das séries históricas que foram utilizadas, de casos de óbitos, mas infelizmente a realidade mudou”.

De acordo com o Ministério da Saúde, “as vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses”, além de maior predominância do sorotipo 2 do vírus da dengue (DENV-2).

Quando questionada sobre a fala de seu colega Edivaldo Pereira Junior, do PTB, onde insinuava que talvez essa falta de vacinas para o município poderia ser uma questão política, a vereadora destacou.

"É até irresponsável dizer, porque o Ministério da Saúde, assim como outras áreas técnicas, trabalham com informações, principalmente na Saúde existe registro pra tudo. A dengue é uma doença de notificação compulsória, então existe notificações que são lançadas em um sistema, temos as declarações de óbitos com as prováveis causas. Então todo o trabalho que se faz no Ministério da Saúde é baseado em dados e informações, por isso que é tão importante, inclusive, nesse momento a população que tem algum tipo de sintoma da dengue buscar a vigilância epidemiológica para notificar", completou. 

Na última terça-feira, oito carros fumacê do Governo do Estado começaram a atuar no município para tentar diminuir a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Segundo o último boletim epidemiológico do município, Vitória da Conquista teve um salto de mais de 600% em notificações de dengue nos últimos dois meses

Comentários


Instagram

Facebook