Jerônimo Rodrigues defende que história do 2 de Julho seja reescrita para valorizar participação popular

Ainda neste domingo, acompanhando o presidente Lula, Jerônimo Rodrigues participa do hasteamento das bandeiras e da entrega de coroas de flores ao caboclo no Campo Grande

Foto: Metropress


O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), acompanhou, na manhã deste domingo (2), o hasteamento das bandeiras na cerimônia de comemoração ao bicentenário do 2 de Julho, no Largo da Lapinha. Na companhia do vice-governador Geraldo Jr. e do secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, o chefe do Executivo baiano falou sobre a importância da data para os baianos e sobre a necessidade de reescrever a história da Independência do Brasil para valorizar a participação popular. 

“Para nós, é uma alegria ver a Bahia fazendo uma demarcação dos espaços de pessoas que não estão nos livros de história, de geografia, de língua portuguesa e nós fortalecemos a presença dessas pessoas perante uma história que não é contada pra gente”, afirmou o governador. 

Jerônimo defendeu que a narrativa da Independência, que, segundo ele, costuma ser contada do ponto de vista do colonizador, deve ser reescrita para que o povo sinta a sua capacidade. “Nós não somos telespectadores, nós construímos a independência”, completou.

Ainda neste domingo, Jerônimo participa durante a manhã do cortejo cívico e da cerimônia de tiros de canhões da Marinha. À tarde, ele segue, junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para o Campo Grande, onde participam do hasteamento das bandeiras e da entrega de coroas de flores.

Jerônimo Rodrigues falou ainda sobre as atividades e acordos que serão oficializadas pelo governo do estado nesta semana, logo após o 1 de Julho.

“Temos boas notícias acompanhando a Independência. Empresas se instalando no estado, seja a BYD, seja a Bamin, que vai fazer a retomada da nossa ferrovia Oeste-Leste. A Independência então vem com muitas notícias boas pra gente”, disse o governador. 

De acordo com o governador, na próxima terça-feira (4), no Farol da Barra, a montadora de carros elétricos BYD, que vai assumir uma planta fabril em Camaçari, vai apresentar todo o calendário da fábrica, com datas para a instalação da planta, contratação de profissionais, montagem e até venda dos automóveis elétricos.

Comentários


Instagram

Facebook