Vozes do Beco celebra lançamento de álbum que traz raízes do Terreiro de Xangô, em Vitória da Conquista

Grupo Vozes do Beco. Foto: Date Sena
  • Da Mega
  • Atualizado: 05/04/2024, 12:28h

O grupo Vozes do Beco lança no próximo domingo (7), às 16h, no Beco de Vó Dôla, em Vitória da Conquista, o álbum "General Marinheiro: Pontos de Seu Martin Parangolá".

Selecionado por meio de edital do Selo Educadora FM Independente para promoção, o álbum é um testemunho da riqueza das tradições locais, capturando a essência do Terreiro de Xangô, que fica no Beco de Dôla.

A região foi recentemente reconhecida pela Fundação Cultural Palmares como Remanescente de Quilombo em Vitória da Conquista.

O evento promete ser uma celebração da cultura afro-brasileira, enaltecendo a herança e o legado deixado por Seu Martin, mentor espiritual da casa e acolhido por Mãe Fátima de Xangô, filha caçula de Vó Dôla.

“A história do Quilombo de Vó Dola é a síntese do movimento da população negra no Brasil, resistindo à escravidão, lutando contra a fome, combatendo as mais variadas formas de racismo, afirmando a sua força ancestral tendo à frente da comunidade mulheres negras que assumem e diariamente atualizam o legado da sua fundadora”, afirmou o doutorando em Estudos Étnicos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Flávio Passos, a assessoria de comunicação do grupo Vozes do Beco.

O lançamento do álbum será realizado em parceria com o Selo Educadora FM Independente e contará com as participações especiais de Betão e do grupo Mulher no Samba. A entrada é 1kg de alimento não perecível.

O Beco de Vó Dôla fica na Rua das Pedrinhas, 452 , Bairro Cruzeiro.

Comentários


Instagram

Facebook