Prefeitura e Rede Caminho dos Búzios investigam possível ato de intolerância religiosa em Vitória da Conquista

Reprodução: PMVC
  • Danilo Souza
  • Atualizado: 24/01/2024, 09:34h

Nesta segunda-feira, a Prefeitura de Vitória da Conquista foi comunicada sobre um possível ato de intolerância religiosa. Uma pessoa, que ainda não foi identificada, foi vista desamarrando e removendo os ojás presentes nas árvores da Praça Tancredo Neves e também próximo a Prefeitura.

O ojá é um tecido considerado sagrado para seguidores das religiões de matriz africana. Ele é comumente amarrado em árvores por conta da sua ligação com a natureza, que também é vista como sagrada para praticantes dos cultos afro-brasileiros.

Na noite do último sábado (20), os ojás foram amarrados no município durante a Alvorada dos Ojás em uma ação feita pela Rede Caminho dos Búzios com o apoio do Governo Municipal para simbolizar o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, que acontece em 21 de janeiro.

A Coordenação Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Coopir) fez uma solicitação para que a Guarda Municipal disponibilize as imagens das câmeras de monitoramento para identificar os responsáveis pelo ato. A equipe do setor também recomendou que a Coordenadora da Rede dos Caminhos Búzios, a yalorixá Mãe Graça, faça um boletim de ocorrência para formalizar o acontecido. 

Comentários


Instagram

Facebook