Dom João Santos deixa diocese de Bom Jesus da Lapa e é nomeado arcebispo de Natal (RN)

Em Vitória da Conquista dom João Santos desempenhou diversas funções como religioso e acadêmico

Da Mega/Arte: CNBB


O papa Francisco nomeou dom João Santos Cardoso como arcebispo de Natal. O anúncio foi feito através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e também pelo próprio dom João Santos em vídeo publicado, nesta quarta-feira (5), nas redes sociais da diocese de Bom Jesus da Lapa, onde estava como bispo (assista ao final da matéria). Dom João Santos assume o lugar de dom Jaime Vieira Rocha, que havia pedido renúncia da arquidiocese de Natal.

Dom João Santos Cardoso nasceu em 3 de dezembro de 1961 em Dário Meira, na Bahia, onde iniciou sua formação. Mas foi em Vitória da Conquista que desempenhou diversas funções como religioso e acadêmico. Em Vitória da Conquista foi ordenado presbítero em 27 de dezembro de 1986, foi coordenador geral de pastorais da arquidiocese, diretor acadêmico e professor do Instituto de Filosofia da arquidiocese, além de professor na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Em 14 de dezembro 2011 foi nomeado pelo papa Bento XVI como bispo de São Raimundo Nonato (PI), onde tomou posse em 17 de março de 2012 e ficou até 2015. Em 24 de junho daquele ano, o papa Francisco o nomeou como bispo de Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Como lema episcopal, escolheu a frase latina “In Eo Qui Me Confortat” (Naquele que me fortalece). Dom João também foi presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB entre 2019 e 2023.

Em relação a sua carreira acadêmica, dom João é bacharel em Filosofia pelo Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG) e o bacharel em Teologia pelo Instituto de Ilheus (BA). É licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção, em São Paulo (SP), e mestre e doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Comentários


Instagram

Facebook