CONQUISTA: Babalorixá denuncia caso de racismo religioso após carro com música evangélica incomodar celebração em terreiro

Integrantes do Terreiro lé Alaketú Asé Omi T’Ògun acusam o homem de gritar ofensas e insultos racistas

Foto: Agência Brasil


O babalorixá do terreiro lé Alaketú Asé Omi T’Ògun, em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, denunciou por racismo religioso um homem evangélico que agrediu verbalmente membros da casa de candomblé. O caso aconteceu na noite de segunda-feira (24) e a ocorrência foi registrada na quinta (27).

A suspeita é de que o homem seja um pastor, informação ainda não foi confirmada pela delegacia da cidade. O crime aconteceu por volta das 20 horas e gerou tumulto no local.

Uma cerimônia religiosa regida ao som de atabaques acontecia no terreiro na hora do ocorrido. Quando os intrumentos cessaram, o babalorixá, conhecido com Pai Lôro, ouviu o barulho alto de um som de carro com músicas evangélicas.

Os membros do terreiro dizem que, ao chegarem na porta, foram surpreendidos com o acusado que gritava ofensas e insultos racistas aos religiosos.

"Tentei conversar, mas ele não queria ouvir, só queria ofender a gente. Foi um tumulto muito grande, porque as pessoas ficaram desesperadas e muitas senhoras passaram mal. Nossos vizinhos saíram para ajudar e tivemos o apoio da comunidade", contou o babalorixá.

"Fiquei assustado, precisei manter a calma e acalmar as pessoas. Esse não é comportamento de uma pessoa que vive uma doutrina religiosa. Todas as pessoas na região nos conhecem, inclusive, um pastor que é nosso vizinho nos ajudou".
 

VEJA TAMBÉM: CONQUISTA: Suspeito de assaltar mulher foi agredido por populares na Avenida Rosa Cruz


Com as filmagens feitas pela comunidade, Pai Lôro conseguiu identificar o suspeito por meio da placa do carro. Por causa das obrigações religiosas, o caso só foi registrado na quinta. Agora, a delegacia de Vitória da Conquista apura a situação.

"Nós conseguimos o nome dele, o endereço e levamos na delegacia. Agora os ânimos estão mais tranquilos, com o passar de toda essa situação. É a primeira vez que isso acontece e a gente espera que não volte a acontecer".

G1

Comentários


Instagram

Facebook