MEGA: Marcos Ferreira revela que Centro Industrial de Conquista pode ser municipalizado e conta detalhes da possível instalação de um polo têxtil no município

O secretário também revelou que na próxima semana um reconhecido especialista em engenharia de produção chegará ao município para realizar algumas visitas em espaços públicos e privados para a possível instalação de um pólo têxtil na cidade

Em entrevista nesta segunda-feira (7), ao programa Redação Mega, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, revelou a possibilidade de municipalização do Centro Industrial de Vitória da Conquista.

"Já existem casos em grandes centros como Camaçari, Simões Filho, outras cidades, que esses centros industriais que outrora foram administrados e impulsionados pela SUDIC, o órgão do Governo do Estado, eles sejam municipalizados, ou seja, municipalizar o centro industrial. Conversei com a prefeita Sheila sobre isso, ela pediu que fizessem os aspectos legais, já existe precedente, já existe uma lei de 2009, inclusive, acho que do prefeito Guilherme, possibilitando que isso aconteça. Agora é aguardar novas eleições da sessão industrial pra voltar com esse tema, que eu acho que é um ganho de mão dupla. A Prefeitura traz pra si, um patrimônio enorme que é o centro industrial e também pra baixo do seu guarda-chuva pra poder incentivar, não é só cobrar, incentivar a indústria de Conquista que passa sempre por um grande problema que passa a ser resolvido, que é o problema da água", disse ele. 

Ainda em entrevista, o secretário afirmou que na próxima semana um reconhecido especialista em engenharia de produção chegará ao município para realizar algumas visitas em espaços públicos e privados para a possível instalação de um pólo têxtil na cidade.

"Nós vamos tá trazendo o nosso colega Paulo Willian, tá tocando isso com a Gilza, lá na secretaria, são duas pessoas importantes do meu time, estão trazendo um professor da PUC de São Paulo e especialista em engenharia de produção, chamado professor Canjicato, um senhor já de quase 80 anos, foi quem implantou os polos de Turitama em Recife, Fortaleza. Ele vem com dois assessores pra conversa com a gente, chega no domingo e fica até terça-feira, vai conversar com a prefeita Sheila, vai visitar alguns espaços aqui da cidade, eu prefiro ainda não declinar quais são, porque são espaços ainda privados, outros de uso público, outros ainda em construção,pra que a gente instale um polo têxtil de Vitória da Conquista".

Ferreira afirma que já existem várias fábricas trabalhando, mas não com esse processo, proteção e unidade desse projeto. Ele ainda trouxe detalhes da visita e do seminário com o especialista.

"Ele vai visitar alguns lugares com a gente, vai prestar uma assessoria e vai fazer um seminário, na parte da tarde que nós vamos fazer ainda restrito em função da pandemia, um universo de cinquenta pessoas, entre empresários, secretários, membros da Câmara de Vereadores, lideranças, formadores de opinião e imprensa, mas limitado a cinquenta pessoas, no CEMAE, na próxima segunda-feira ás quinze horas, já aproveito pra divulgar isso aqui. Vamos disponibilizar o website também pra que a maioria das pessoas, principalmente os empresários assistam de casa ou do seu trabalho. Mas vai ser o primeiro pontapé inicial pra instalação de um grande polo têxtil, é outra entrega maravilhosa que a gente quer fazer também pela SDE, como a gente chama agora a nossa secretaria de desenvolvimento econômico", finalizou.

OUÇA

Comentários