’’Desafios Pedagógicos Contemporâneos: inclusão e garantia das aprendizagens” foi tema de abertura da Jornada Pedagógica 2024 de Vitória da Conquista

A cerimônia marcou a posse dos novos diretores e vice-diretores das escolas do município, além da entrega de prêmios acadêmicos e esportivos a escolas municipais
Foto: Edilaine Rocha
  • Edilaine Rocha
  • Atualizado: 15/02/2024, 08:37h

A abertura da Jornada Pedagógica 2024, realizada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), teve início nesta quinta-feira (15) no auditório Lúcia Dórea, localizado no Cemae. Neste ano, profissionais da educação municipal refletem sobre o tema “Desafios Pedagógicos Contemporâneos: inclusão e garantia das aprendizagens”.

A Jornada Pedagógica tem como intuito discutir a inclusão e garantia das aprendizagens nas escolas. Durante a abertura, houve também a entrega de prêmios acadêmicos e esportivos a escolas e a titulação de novos diretores e seus vices.

O secretário Municipal de Educação, Edgard Larry, falou sobre o tema da Jornada Pedagógica e da necessidade de acolhimento de alunos com necessidades especiais. “Chamar toda a rede a uma reflexão, a uma discussão sobre a necessidade de avançarmos nos processos de inclusão em nossa rede. A partir da discussão de um tema desta importância, nós não estaremos só planejando, mas direcionando caminhos para ampliar a referida inclusão que já vem sendo realizada na rede, mas que necessita cada vez mais de um olhar do gestor público educacional no sentido de que possamos acolher o máximo possível de alunos especiais que a rede possui”.

Já a presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público (Simmp), professora Greysse Reis, enfatizou a situação da educação municipal, em que ela considera em más condições justamente pela falta de acessibilidade e acesso às escolas, chamando atenção aos órgãos responsáveis “Pedirei meio minuto (de silêncio) pela educação de nosso município pelo estado em que se encontra a educação do nosso município, porque enquanto a gente tiver escolas com puxadinhos a educação está de luto, enquanto a gente tiver crianças e adolescentes com deficiência sem acesso à escola por um semestre a educação está de luto”.

O evento reuniu vários professores da rede municipal da cidade, onde prêmios e certificações foram entregues.

A professora Poliana Ferraz enfatizou a proposta da temática do evento neste ano, destacando a sua importância para a educação. “Muito se fala na questão da inclusão. Nós precisamos realmente incluir os meninos na sala de aula junto com os outros, pois incluir não é só colocar na sala e deixar. Incluir é fazer com que aquela criança faça parte do processo da educação dentro da sociedade como um todo”, completa Poliana.

A diretora Joelma Fernandes, da escola Zica Pedral, do bairro Bruno Barcelar, que recebeu dois prêmios acadêmicos na tarde de hoje, falou sobre o contentamento e satisfação em ser contemplada com a premiação e sobre a discussão da temática no início da Jornada Pedagógica. “A nossa escola trabalha sempre em equipe, então esse prêmio é de toda a escola, de todos os funcionários, pois todos se esforçaram para o melhor aprendizado dos nossos alunos. E em relação a Jornada Pedagógica, precisamos cada vez mais melhorar a nossa educação, a inclusão é uma questão importante que se faz necessária nos dias atuais”.

Também estiveram presentes na solenidade a prefeita Sheila Lemos e o presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Oliveira.

Comentários


Instagram

Facebook