Sindicato do Magistério Municipal Público faz manifestação enquanto prefeita dá entrevista em rádio

Professoras em protesto contra a prefeita Sheila Lemos. Foto: Danilo Souza
  • Da Mega
  • Atualizado: 09/02/2024, 01:16h

O Sindicato do Magistério Municipal Público (SIMMP) realizou uma manifestação no início da tarde desta sexta-feira (9) contra a prefeita Sheila Lemos. Professoras e professores da rede municipal foram até a Praça do Gil com palavras de ordem contra a prefeita de Vitória da Conquista, enquanto a chefe do executivo era aguardada para uma entrevista à rádio UP FM, que fica em um prédio na Praça do Gil.

O SIMMP reivindica a manutenção de professores aposentados, que a Prefeitura tenta exonerar, e também o pagamento de salário de janeiro e terço de férias a esses professores.

“Contribuímos para essa educação por mais de 30 anos, merecemos respeito e a justiça entende que a forma que fomos exonerados foi uma forma bruta, foi uma forma irregular. Diante disso, a sociedade precisa se esclarecer que a prefeita está agindo de uma forma literalmente irregular em todos os sentidos. Nós estamos reivindicando o que é direito nosso, do terço de férias. Em janeiro, que era para ser pago para todo mundo, e ninguém recebeu, inclusive, a nossa categoria [professores]. Prefeita, cumpra a lei, só isso”, disse uma representante do SIMMP durante a manifestação.

Enquanto professores e professoras estavam em frente à rádio, a prefeita Sheila Lemos acabou dando entrevista por telefone.

Alegando problemas na agenda, a prefeita começou justificando a ausência no estúdio. “Não conseguimos estar aí pessoalmente, mas estamos aqui por meio eletrônico”.

Durante a entrevista, a prefeita Sheila Lemos foi perguntada sobre vários temas, entre eles se havia um projeto de drenagem pluvial na cidade. A prefeita disse que há um projeto de quase R$ 200 milhões para drenagem e que aguarda liberação do Governo Federal.

“O projeto existe e está pronto, está lá com o Governo Federal. Aguardamos somente a tramitação para resolver essa questão de drenagem no nosso município e também de pavimentação”.

A prefeita conversou também sobre outras questões de infraestrutura, esporte, economia, parceria público-privada e transporte coletivo.

Sobre a situação dos professores e professoras aposentados e a manifestação do SIMMP, a prefeita comentou ao final da entrevista e afirmou que não há atraso no pagamento, pois os professores e professoras foram exonerados no final de dezembro.  

Leia mais: Prefeitura Municipal e SIMMP apresentam diferentes versões sobre a exoneração dos professores aposentados

“Não tem nada em atraso com os professores. O que aconteceu foi o seguinte: houve o desligamenteo dos professores em 30 de dezembro de 2023”, disse a prefeita.

Em janeiro o SIMMP havia entrado com uma liminar para que a Prefeitura não exonerasse os professores e professoras aposentados. Ainda em resposta a prefeita disse que “hoje nós estamos aguardando a justiça para saber como vai ser esse processo”.

Comentários


Instagram

Facebook