Paciente precisa com urgência de UTI Móvel de Guanambi para Conquista para cirurgia, mas hospital informa que não tem ambulância com esse recurso, diz pai

  • Da Mega
  • Atualizado: 25/10/2023, 08:38h

Esta matéria foi atualizada com informação da Sesab

Uma paciente de nome Jéssica Elizia teve um acidente vascular cerebral e precisa de uma UTI Móvel com urgência para ser transportada do Hospital Regional de Guanambi para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. O problema é que o Estado não disponibilizou até o momento uma ambulância com esse recurso.

O pai de Jéssica gravou um vídeo nesta manhã explicando a situação e fazendo um apelo para que a UTI Móvel seja disponibilizada o quanto antes, pois cada minuto pode fazer a diferença na vida de Jéssica. Segundo pai da paciente, ela precisa de uma cirurgia urgente com um neurocirurgião  pois o acidente vascular cerebral foi com hemorragia intensa.

“A situação dela é grave, está em coma. Ela precisa dessa cirurgia urgente e o Estado não dispõe desse meio de transporte para trazer ela para fazer essa cirurgia”.

De acordo com pai de Jéssica, havia uma informação inicial nessa segunda-feira que a UTI Móvel estava disponível para buscar a paciente. No entanto, ao chegar no Hospital Geral de Vitória da Conquista, a informação que ele teve era a de que o Hospital não tinha uma UTI Móvel para buscá-la no Hospital Regional de Guanambi.

“A gente teve uma informação ontem por volta do meio-dia que a vaga foi conseguida através de muito esforço para o Hospital de Base de Vitória da Conquista, onde estou nesse momento. Adiantei a viagem, pois a informação que chegou para mim foi que a UTI Móvel estaria saindo de Conquista para buscar minha filha aí em Guanambi, no Hospital Regional de Guanambi. Porém, ao chegar ontem aqui à noite, eu soube que a ambulância não tinha ido. A gente aguardou até o horário que deveria, com paciência, e agora a gente soube que não tem ambulância disponível para ir buscar ela em Guanambi. A gente ficou sabendo aqui com a equipe de regulação que não há essa ambulância disponível com a UTI Móvel para buscar e também Guanambi não tem UTI Móvel com equipe médica disponível para trazer ela aqui para Vitória da Conquista para fazer a cirurgia”.

A Mega Rádio entrou em contato com a secretaria de Saúde do Estado (Sesab) pedindo um posicionamento sobre a falta de uma ambulância com UTI Móvel ainda pela manhã de ontem. No final da tarde, a assessoria de comunicação respondeu que "não houve falta de transporte. A remoção já foi feita em ambulância adequada às necessidades da paciente".

Abaixo está o vídeo publicado pelo pai de Jéssica.

Foto de capa: Hospital Geral de Vitória da Conquista/Sesab

Comentários


Instagram

Facebook