Ministério da Saúde informa que abastecimento da vacina contra catapora deve começar a chegar aos postos de saúde do município ainda este mês

  • Por Fábio Agra
  • Atualizado: 09/10/2023, 01:02h

O ministério da Saúde informou, por meio de nota à Mega Rádio, que a distribuição das vacinas tetra viral (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela) e monovalente (contra a varicela - catapora) deve ser normalizada ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro, após uma breve interrupção devido a mudanças no processo de fabricação dos imunizantes.

De acordo com o ministério da Saúde, a informação já foi passada na última semana aos estados e municípios por meio de uma Nota Técnica.

Com o início da campanha Nacional de Multivacinação, a Prefeitura de Vitória da Conquista havia informado na semana passada que todas as vacinas do calendário estão disponíveis, exceto a vacina contra a varicela (catapora), pois não há estoque disponível do imunizante nas unidades. Ainda segundo a secretaria, a falta da vacina se deve ao não abastecimento do imunizante pelo ministério da Saúde.

Em nota à Mega Rádio, o ministério da Saúde diz que “em março deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a interrupção da distribuição das vacinas tetra viral (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela) e monovalente (contra varicela) devido a modificações identificadas no processo de fabricação dos imunizantes”.

Ainda segundo à nota “após minuciosa reavaliação do processo produtivo e da segurança da vacina, incluindo análises de dados de farmacovigilância e certificados de controle de qualidade dos lotes, a Anvisa aprovou, em julho deste ano, em caráter de excepcionalidade, a autorização para importação e liberação dos imunizantes produzidos pela GSK e Fiocruz. A suspensão temporária das entregas ocasionou a diminuição dos estoques nos estados e municípios, o que será normalizado com novas remessas ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro."

A campanha Nacional de Multivacinação foi iniciada no último sábado e continua até o dia 21 de outubro em todas as unidades de saúde do município.

A secretaria de Saúde informou que as vacinas ofertadas no momento são Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana) e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Leia a nota do ministério da Saúde

Em março deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a interrupção da distribuição das vacinas tetra viral (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela) e monovalente (contra varicela) devido a modificações identificadas no processo de fabricação dos imunizantes. A nova metodologia de produção passou a ser usada pela fabricante GlaxoSmithKline (GSK), depois de aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

Após minuciosa reavaliação do processo produtivo e da segurança da vacina, incluindo análises de dados de farmacovigilância e certificados de controle de qualidade dos lotes, a Anvisa aprovou, em julho deste ano, em caráter de excepcionalidade, a autorização para importação e liberação dos imunizantes produzidos pela GSK e Fiocruz.

A suspensão temporária das entregas ocasionou a diminuição dos estoques nos estados e municípios, o que será normalizado com novas remessas ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro. Tal informação foi passada esta semana aos estados e municípios por meio de uma Nota Técnica.

O Ministério da Saúde está empenhado na garantia da disponibilidade de vacinas seguras e eficazes para a população brasileira, sempre levando em consideração as questões de viabilidade operacional e de acesso universal.

Comentários


Instagram

Facebook