Prefeita sanciona lei, dá último passo para criação da Secretaria das Mulheres e anuncia novo projeto para vítimas de violência

Secretaira Municipal de Políticas para Mulheres funcionará provisioramente no Centro Cultural Glauber Rocha

Foto: Divulgação / PMVC


Nesta segunda-feira (28), a prefeita Sheila Lemos (UB) sancionou lei que garante recursos para a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), popularmente chamada de "Secretaria das Mulheres". Aprovação foi o último passo para criação da mesma, que funcionará provisioramente no Centro Cultural Glauber Rocha, enquanto uma sede será construída no terreno do antigo Clube Social. 

Resta, agora, as nomeações da equipe que vai compor a SMPM. Vale lembrar que a Lei Municipal nº 2.781, que criou e estrutura a secretaria, já havia sindo sancionada pela prefeita desde o dia 13 de julho.

Novidades acontecem no "Agosto Lilás", mês em que se celebra a criação da Lei Maria da Penha e que conta com ações de combate ao feminicídio e violência contra a mulher em todo o país. Para setembro também há a promessa de sanção de lei que cria a Unidade de Acolhimento Para Mulheres de Vitória da Conquista, que será chamada de "Casa Rosa" e receberá mulheres que estejam em risco de morte, com pedidos de medidas protetivas.

Iniciativa prevê autonomia financeira para mulheres vítimas de violência

Outro projeto de lei da prefeita visa incentivar empresas locais a contratarem mulheres vítimas de violência doméstica. A intenção é dar a oportunidades para que elas se desvinculem economicamente dos agressores.

“Nós vamos procurar fazer com que essas mulheres tenham a sua independência financeira. Vamos treiná-las com cursos profissionalizantes e encaminhá-las ao mercado de trabalho”, afirmou a Sheila Lemos ao site da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

A iniciativa, segundo informa a PMVC, está em vias de ser votada pelo Poder Legislativo e as empresas que aderirem receberão um selo distintivo de sustentabilidade.

Comentários


Instagram

Facebook