Noite quente de inverno abre edição mais atípica do FIB

Fotos: Laécio Lacerda

Por Fábio Agra


O calor feito na noite de pleno inverno conquistense é o termômetro do que é esta edição do Festival de Inverno Bahia, que começou nesta sexta-feira. As altas temperaturas, atípicas para esta época do ano, trouxeram à pele o calor que a diversidade musical pode proporcionar.

Marisa Monte, Jota Quest e Mari Fernandez entoaram seus cânticos para o público no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, abrindo assim a 17° edição do Festival.

Embora as atrações desta sexta sejam mais próximas do que sempre se via nas outras edições do FIB, quando o pop rock e a MPB reinavam soberanos, mas dividiam o palco em alguma noite com outro estilo, foi o piseiro de Mari Fernandez que chamou o público para sair do chão após os shows de Marisa Monte, o melhor da noite, e de Jota Quest.

A primeira atração da noite foi Marisa Monte, que subiu ao palco por volta das 21h15 e marcou sua estreia no FIB. Em show contagiante, a cantora passou por vários sucessos de sua carreira e também do seu mais recente disco, Portas, de 2022. Entre as músicas que já embalaram algumas gerações, Ainda bem e Beija eu, dos álbuns O que você quer saber de verdade (2011) e Mais (1991), respectivamente, foram divididas com as milhares de vozes presentes no show. Portas e Calma deram as caras do disco novo.

Entre os momentos marcantes do show em que aparece toda a versatilidade de Marisa Monte, certamente Preciso me encontrar, de Cartola, Velha Infância, dos Tribalistas, e a presença da Portela através de seu dueto inicial no samba com Pretinho da Serrinha, dizem muito da grande artista que Marisa Monte é.

Após Marisa Monte, Jota Quest, em seu show de 25 anos de carreira, chegou pela sexta vez ao FIB para continuar com a energia e o calor desse inverno conquistense. Durante a coletiva de imprensa, antes de subir ao palco, Rogério Flausino comentou que fazer um show que comemora os 25 anos de carreira exige um tempo maior, mas que para tocar em um festival, a banda acaba trazendo os grandes clássicos em um show mais curto.

E foi justamente essa a proposta do Jota Quest. Emenderam um sucesso atrás do outro, como Fácil, Dias melhores, Encontrar alguém, De volta ao Planeta dos macacos, o que trouxe também a sensação de um Déjà Vu em mais uma passagem pelo FIB.

A grande supresa do show ficou pelas gotas de chuva que caíam no momento de Sempre assim, uma das principais músicas do segundo álbum da banda, o clássico De Volta ao Planeta dos Macacos, de 1998. A ameaça passageira, como chuvas de verão, refrescou o público enquanto eles passeavam pelos 25 anos da banda.

Para encerrar a primeira noite, Mari Fernandez também estreava no Festival de Inverno Bahia. Com pouco tempo de carreira, a cearence trazia para o palco um hit atrás do outro, muitos deles gravados por nomes da nova geração de artistas brasileiros, como Nattan e Wesley Safadão.

Entre uma selfie e outra com o próprio celular de fãs, Mari Fernandez emendeva as músicas que levavam o público a dançar agarradinho, mas em outros momentos, principalmente, a sair do chão.

Neste sábado, Djavan, Léo Santana, Glória Groove e Lincoln fazem os shows da segunda noite de Festival de Inverno Bahia. No domingo, Thiaguinho, Pedro Sampaio, Nattan e Matheus e Kauan encerram esse Festival tão atípico, tanto em sua temperatura quanto em seu line-up.

Comentários


Instagram

Facebook