IBGE divulga Censo da população indígena no país. Vitória da Conquista tem apenas 0,4% de sua população

A Bahia é o segundo estado com maior concentração de população indígena

Foto: Monumento em homenagem à população indígena de Vitória da Conquista

Da Mega


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (7) mais dados do Censo Demográfica 2022. Desta vez, os dados lançados apontam que o país tem 1,7 milhão de indígenas.

A Bahia é o segundo estado com maior concentração de população indígena. São 229.1 mil. O primeiro estado é o Amazonas com 490.9 mil. Nos dois estados juntos residem 42,51% do total de indígenas do país.

Em Vitória da Conquista, o Censo apontou que há 1.497 mil indígenas, o que corresponde a 0,4% da sua população (370 mil pessoas).

Segundo o IBGE, os primeiros resultados do Censo Demográfico 2022 para a população Indígena apresentam os totais de pessoas indígenas residentes no país e de domicílios particulares permanentes ocupados com pelo menos um morador indígena. Os dados estão detalhados por Unidades da Federação, Municípios, Amazônia Legal e Terras Indígenas.

Monumento

Em Vitória da Conquista, foi inaugurado em 5 de junho de 2000 o Monumento aos povos indígenas, na praça Caixeiros Viajantes. De acordo com informações no site da Prefeitura Municipal, essa foi uma homenagem aos povos indígenas que habitaram o município e foram dizimados pelos colonizadores. A construção do monumento foi pensada pelo Movimento Contra a Morte Prematura, com idealização e assinatura do artista plástico Edmilson Santana.

Comentários


Instagram

Facebook