Repaginada na grade de atrações do FIB 2023 perpassa por tendências de outros festivais e também por pesquisa com o público, diz CEO da Rede Bahia

Foto: Ceo da Rede Bahia, Rogério Bruxellas, ao centro com o microne à mão

Por Fábio Agra


Em evento com a imprensa na manhã desta terça-feira (1), em Vitória da Conquista, o CEO da Rede Bahia, Rogério Bruxellas, apresentou oficialmente a estrutura do Festival de Inverno Bahia 2023, suas expectativas, e também seus principais patrocinadores.

Também acompanhando Rogério Bruxellas estava o gerente geral executivo da TV Sudoeste, Caúto Freitas. Ambos falaram sobre a importância do FIB para a economia de Vitória da Conquista, que deve gerar 5 mil empregos diretos e indiretos, e como o FIB é um excelente momento para que se descubra a gastronomia da cidade, além de o Festival ser em si mesmo uma atração turística do município, atraindo pessoas de outros estados, que farão parte das 80 mil vozes presentes neste ano. Esse é o público estimado para o FIB 2023. Em relação à estrutura, dois palcos serão montados, um para artistas e bandas que formam o line-up principal e um outro para a Arena da Música. 

E talvez seja no line-up principal desta 17° edição a grande mudança do FIB. Se nas edições anteriores as bandas de pop-rock nacional dominavam o Palco Principal, neste ano há uma maior diversidade de estilos, que vão do pagode baiano ao piseiro, passando pela MPB. 

Durante a entrevista coletiva, a Mega Rádio perguntou sobre a repaginada que o FIB está tomando em relação à grade musical, que nos primeiros festivais tinha como marca principal atrações do pop-rock nacional.  Em resposta, Rogério Bruxellas disse que as pesquisas com o público acabam pesando no momento de decidir a grade.

“Primeiro ponto importante é que a grade é montada com nomes que mais saem nas pesquisas que a gente faz com o público. E aí você vê quão diverso é nosso público. E a grade desse ano reflete pedidos de estilos e de nomes que saíram nessas pesquisas”, afirma.

Ainda completando sua resposta, o CEO da Rede Bahia disse também que o FIB tem acompanhado o formato dos grandes festivais pelo mundo e que o caminho a ser trilhado daqui para frente depende do que é tendência.

“Segundo ponto importante é que o FIB tem acompanhado a tendência de line-up dos grandes festivais do mundo. Se você olhar o Rock in Rio, se você olhar o Town (The Town), o Lollapalooza, existe uma tendência de um line-up mais diverso, mais amplo, que atenda tanto tribos por idade ou por comportamento. Então, a gente está olhando o que está acontecendo no mundo, o que está acontecendo nos grandes festivais e trazendo isso para o FIB. Você consegue dar oportunidade para todos se divertirem de uma forma muito mais ampla. Então a grade desse ano traz isso. Se é um caminho sem volta eu não sei, porque tendências elas mudam. A gente vai acompanhar o que está acontecendo de mais atual nos festivais”.

CEO da Rede Bahia, Rogério Bruxellas, Caúto Freitas, gerente executivo da TV Sudoeste (à direita) e representantes dos patrocinadores do FIB 2023

O Festival de Inverno Bahia acontece entre os dias 25 e 27 de agosto. Na sexta-feira (25) sobem ao Palco Principal Marisa Monte, Jota Quest e Mari Fernandez. Já no sábado (26), Djavan, Glória Groove, Léo Santana e Lincoln fecham o segundo dia. No domingo, Thiaguinho, Natan e Pedro Sampaio encerram as apresentações do Palco Principal.

Neste ano, o FIB também apresenta como novidade a Arena da Música by Coke Studio com bandas e artistas solos se apresentando ao mesmo tempo em que há shows no Palco Principal. Top Love, Robertinha, Banda Snowfish – Coldplay Cover e Banda Fire X tocam na sexta. No sábado estarão na Arena da Música Peu do Acordeon, Daniel Vieira, Mulher no Samba, Betão e DJ Naylson. Já no domingo, Banda Soundtrack, Filhos de Jorge, Forró do Tico e Xamêgo Proibido fecham o FIB 2023.

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