Anvisa suspende comercialização e uso de produtos de fabricante de suplementos

Medida foi tomada após a identificação de falhas de higiene, documentação e estrutura

Foto: Reprodução/Angel Sinigersky/Unsplash


A  Anvisa suspendeu a fabricação, a comercialização, a distribuição e o uso de todos os alimentos, qualquer lote, produzidos pela empresa Labornatus do Brasil. A fabricante produz, principalmente, suplementos alimentares, além de chás e shakes. A suspensão acontece após uma inspeção sanitária identificar falhas relacionadas à documentação, estrutura física, higiene do estabelecimento e dos trabalhadores.

A medida é preventiva e determinou o recolhimento de todos os produtos produzidos pela empresa. A inspeção sanitária foi realizada em conjunto pela Anvisa, pelo Núcleo Especial de Vigilância Sanitária do Espírito Santo e pela Vigilância Sanitária Municipal de Marataízes/ES. A publicação da medida foi feita na última quarta-feira (19), por meio da Resolução 1.344, de 18/04/2023. 

Dentre as falhas graves detectadas, estavam também os controles de pragas, potabilidade de água, qualidade, segurança de matérias-primas e do produto final, Programa de Controle de Alergênicos, entre outros. 

A suspensão da fabricação ficará válida até que a empresa adeque o processo de fabricação de seus produtos aos requisitos estabelecidos na legislação sanitária vigente. 

A Labornatus do Brasil também fabrica produtos para outras empresas distribuidoras de alimentos. O rótulo desses produtos contém a marca do distribuidor, mas deve conter também os dados do fabricante (razão social, CNPJ, endereço completo).

Comentários


Instagram

Facebook