BYD deve ter fábrica na Bahia mesmo que não haja acordo com a Ford

Em viagem à China, Lula se reuniu com os empresários na última quinta-feira (13), em Xangai

Foto: Divulgação/Ford


O grupo BYD, empresa chinesa que produz veículos elétricos e híbridos, vai manter o projeto de ter uma fábrica na Bahia. As primeiras informações davam conta de que a empresa iria ser alocada na antigas instalações da Ford no estado, mas, segundo fontes que acompanharam a reunião entre os executivos do grupo e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a BYD decidiu que irá para o estado mesmo que não haja um acordo com a montadora norte-americana.

As informações são da agência Reuters. Em viagem à China, Lula se reuniu com os empresários na última quinta-feira (13), em Xangai.

Segundo as fontes que estiveram na reunião, será feita ainda uma tentativa de acordo com a Ford, envolvendo a criação de um grupo de trabalho entre as duas empresas, o governo da Bahia e o governo federal para tentar resolver o impasse.

Durante a reunião, foi sugerida a possibilidade da BYD usar um terreno do governo da Bahia e construir uma fábrica do zero, em vez de usar as antigas instalações da Ford no polo industrial de Camaçari. Os chineses não teriam se oposto, já que construíram uma nova fábrica na China em apenas nove meses e seria necessário adaptações no complexo industrial da Ford.

Comentários


Instagram

Facebook