Lula deve surpreender na escolha dos nomes para comandar Caixa e Banco do Brasil

Presidente deve oficializar nomes em breve

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil


O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva pretende nomear mulheres para os comandos da Caixa e do Banco do Brasil.

Segundo relatos de dirigentes petistas à CNN, ele considera a bancária Maria Fernanda Coelho para o comando da primeira instituição financeira.

Maria Fernanda já presidiu a Caixa e foi ministra do Desenvolvimento Agrário em 2016, no final do governo de Dilma Rousseff.

Ela chegou a ser cotada para voltar ao comando do Desenvolvimento Agrário no futuro governo federal, mas a pasta deve ser controlada pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG).

Para o Banco do Brasil, a nova gestão avalia dois nomes, segundo dirigentes petistas: a administradora Taciana Medeiros, que atuou na Petros (Fundação Petrobras de Seguridade Social, e a executiva Ana Cristina de Vasconcelos, do BB Previdência.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) foi aconselhada a apresentar ao futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva um cardápio de condições para assumir o Ministério do Planejamento.

Uma das condições seria que o controle dos bancos públicos passasse para a pasta. A eventual exigência enfrenta, no entanto, resistência entre dirigentes petistas, que defendem que as instituições financeiras sejam de responsabilidade do Ministério da Fazenda.

CNN Brasil

Comentários


Instagram

Facebook