Psicóloga explica como manter o equilíbrio entre o corpo e a mente

Essencial para o bom funcionamento do corpo e cérebro, o equilíbrio da saúde mental deve ser prioridade na vida de qualquer pessoa

Foto: Freepik


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um conjunto de habilidades psicológicas e emocionais que faz alguém se manter produtivo, participante da comunidade e capaz de manejar estresse cotidiano.

Essencial para o bom funcionamento do corpo e cérebro, o equilíbrio da saúde mental deve ser prioridade na vida de qualquer pessoa, tenha ela um diagnóstico de doença psíquica ou não.

Por natureza, o ser humano é vulnerável, porém, o estilo de vida das pessoas tem se tornado cada vez mais complexo e competitivo, causando estresse e ansiedade. “O ser humano pode recriar o perigo mesmo que não esteja presente no momento. Isso desencadeia muitas reações físicas e faz mal ao corpo e a si mesmo ao longo do tempo. A pandemia e as incertezas que vivemos, por exemplo, potencializaram essas fragilidades”, destaca a coordenadora do curso de Psicologia da UNINASSAU, Bárbara Guimarães.

Bárbara explica que uma saúde mental equilibrada depende de uma série de atitudes a serem tomadas. “Para manter o bom funcionamento do corpo e da mente é importante fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, ter relacionamentos acolhedores, fazer exames regularmente e, claro, sempre que necessário, procurar ajuda de um profissional qualificado para ajudar a entender e processar melhor questões emocionais e psicológicas do dia a dia”, ressalta.

O uso de métodos integrativos (associados às dicas citadas acima) também pode fazer a diferença na hora de cuidar da saúde mental. “A medicina integrativa combina técnicas e conhecimentos específicos para proporcionar saúde sem efeitos colaterais. A exemplo, temos: técnicas de respiração, relaxamento, técnica da atenção plena e uso de fitoterápicos, baseados em evidências científicas”, conclui Bárbara.

Comentários


Instagram

Facebook