App investe em novo formato de dramaturgia com mininovelas de dois minutos no Brasil

Aplicativo apresenta o TeleKwai, formato audiovisual para criação de conteúdo roteirizado com episódios curtos e na vertical

Foto: Divulgação/KWAI


O Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, estreia um novo modelo de produção de conteúdo em sua plataforma no Brasil: o TeleKwai, que foca na criação de mininovelas originais e exclusivas em formato vertical com episódios de dois minutos. O programa quer empoderar a cadeia de produção amadora e semiprofissional da dramaturgia brasileira em um novo e inovador segmento audiovisual.

Em formato de mininovelas ou minisséries, as produções vão do drama à ficção científica, e do suspense ao humor, garantindo uma variedade em entretenimento gratuito para os usuários do app. Para isso, o Kwai formalizou parcerias com agências, produtoras e criadores de conteúdo audiovisual, que são responsáveis pela pré-produção, produção e pós-produção dos vídeos, e que trabalham em cada etapa de construção criativa. São vídeos que podem incluir um começo, um meio e um fim, ou que podem fazer parte de um arco narrativo maior com diversos episódios curtos.

"Com esse projeto, o Kwai reforça seu apoio ao setor audiovisual e busca transformar as mininovelas em alternativa para quem procura e consome conteúdo pelo celular. É um novo lugar para o entretenimento, para consumir dramaturgia em formato curto", afirma Wladimir Winter, diretor de conteúdo sênior do Kwai no Brasil. "Temos desde pessoas que estão iniciando no mundo da criação audiovisual e buscam um espaço para divulgar seu conteúdo, como profissionais que já possuem experiência, mas procuram um formato inovador adaptado às novas tendências", conclui. 

Foto: Divulgação/KWAI

Atualmente, o projeto do TeleKwai conta mais de 180 contas ativas na plataforma gerenciadas por agências, produtoras e criadores de conteúdo parceiros do programa. As mininovelas falam sobre conflitos do cotidiano, temas relevantes para a sociedade relacionados a questões sociais e relacionamentos, com abordagens que vão de mininovelas que contam uma história completa até mesmo pequenas séries dentro do aplicativo. Além disso, o Kwai desenvolveu uma funcionalidade inédita para plataformas de vídeos curtos, que permite a publicação de vídeos em uma sequência específica. A novidade está sendo usada inicialmente pelos parceiros envolvidos no programa do TeleKwai. 

“Estou muito otimista com essa parceria. Eu comecei a produzir conteúdo em 2007, justamente por falta de oportunidades na área. Não é fácil entrar na panelinha da televisão. Com esse incentivo do Kwai, nesse novo formato de minisséries e mininovelas na vertical, estou evoluindo ainda mais como diretor, ator e showrunner. Meu objetivo é virar essa mini-indústria de filmes e séries, e ir contratando cada vez mais profissionais, e dando oportunidade aos inúmeros artistas do Brasil”, conclui o ator e diretor Felipe Reis, que participa do TeleKwai com cinco minisséries.  

Foto: Divulgação/KWAI

Modelo de negócios

As ficções curtas, sejam mininovelas ou minisséries, propõem um modelo revolucionário de produção de conteúdo em escala, onde as agências, produtoras e criadores participantes gravam diversos episódios por temporada. Desta forma, o modelo comercial do TeleKwai possibilita que conteúdos de marca possam ser aplicados de diferentes maneiras. 

As marcas interessadas podem co-produzir conteúdos, desde o momento de concepção até a execução final do projeto. Ou mesmo patrocinar as mininovelas que já foram produzidas ou estão em processo de produção. Além dos episódios, há também a possibilidade de desenvolver atividades ou páginas especiais dentro do app, que estimulam o público a participar de conversas e criar novos conteúdos a partir de um assunto ou contexto. Essas ativações têm o papel de reunir os episódios, as atividades relacionadas ao projeto e apresentar as empresas que contribuíram na produção ou estão oferecendo o conteúdo por meio de patrocínio.

“Trata-se de um formato de negócio criativo, adaptável e rapidamente escalável. Essa é a grande aposta do Kwai para o cenário brasileiro de entretenimento e em negócios digitais com foco na dramaturgia”, explica Ari Martire, diretor comercial do Kwai no Brasil. 

Uma série de criadores, agências e produtoras já estão trabalhando com o TeleKwai e fazendo muito sucesso com o público, como é o caso das cinco minisséries criadas pelo ator e diretor Felipe Reis; as histórias de humor desenvolvidas por Mederi Corumbá e Juliana Martins (criadores dos canais Galo Frito e 5 Alguma Coisa); os conteúdos voltados para drama, romance e sobrenatural, produzidos pela DR, produtora de conteúdos digitais; e mininovelas juvenis, estreladas pela atriz mirim Marianna Santos. 

“É um novo desafio, uma nova forma de inovar dentro do mercado. Nesse sentido, a parceria com o Kwai nos tem feito avançar dentro do storytelling e experimentar diferentes maneiras de contar histórias, conteúdos seriados que vão para muito além de dancinhas ou apenas a comédia. É uma real abertura de portas e de olhos para um novo setor, que está sendo maravilhoso de explorar”, afirma Phil Rocha, diretor de conteúdo da DR Produtora. 

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