MEGA: Vereador Xandó conta sobre projeto de lei que visa beneficiar os artistas conquistenses e revela possível valor de auxílio

Xandó citou a repercussão da fala do secretário de cultura do município, Adriano Gama e lamentou o ocorrido

Nesta quinta-feira (20), o vereador Alexandre Xandó participou do programa Redação Mega para falar sobre o projeto de lei que visa apoiar os artistas de Vitória da Conquista e sobre a situação da Escola Municipal Moises Meira, localizada no distrito de José Gonçalves.

Xandó citou a repercussão da fala do secretário de cultura do município, Adriano Gama e lamentou o ocorrido: "Essa fala do senhor secretário, o excelentíssimo Adriano Gama, foi uma fala que não foi somente infeliz. Quando a gente diz que é uma fala infeliz, leva a entender, inclusive, que pode ter sido mal interpretado, que aquilo ali não condiz com o que ele pensa. Contudo, na verdade, nós percebemos ao longo da audiência pública que nós tivemos pra tratar da cultura, é que expressa o pensamento do senhor secretário, que é uma fala desrespeitosa e que parte de uma visão elitista, de que se as pessoas não conseguem alcançar algo, é por falta de esforço e não por falta de oportunidades". 

E continuou: "Então, nesse sentido, contextualizando, né, os ouvintes aqui da rádio, nós estamos em uma grande mobilização, porque chega a ser um clichê dizer que os trabalhadores e trabalhadoras da cultura foram os primeiros a serem atingidos pela pandemia e vão ser os últimos a se restabelecer totalmente, por quê? Porque os shows, a gente não vai voltar a ter tão cedo, teatros estão fechados, cinemas estão fechados, enfim então, toda uma, uma indústria cultural que se movimenta, está parada. Então, nesse sentido, nosso mandato, vereador Alexandre Xandoro, do Partido dos Trabalhadores, e o vereador Valdemir Dias, do Partido dos Trabalhadores, também, temos nos movimentado e realizamos a audiência pública na câmara, também participando aí, o vereador Orlando Filho, e E nessa audiência, foram convidados representantes dos diversos segmentos culturais e estava presente também o senhor secretário. E, em determinado momento, seu secretário, começou a falar sobre o auxílio, porque nós, eu, vereador Waldemir Dias, apresentamos um projeto de lei, uma iniciativa, uma indicação de projeto de lei que é o projeto de lei Carlos Jeová. A ideia desse projeto é conceder um auxílio emergencial específico para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura". 

Ao ser questionado sobre o possível valor desse auxílio, o parlamentar informou que foi sugerido a quantia de R$1.100, mas que depende da prefeitura que vai fazer uma análise diante ao orçamento do município.

Comentários