Bahia recebe nesta quinta (8) mais de 280 mil doses da vacina contra Covid-19

 A informação foi confirmada pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Villas-Boas, durante entrevista à TV Record Itapoan

Foto: Fernando Vivas/GOVBA 


A Bahia vai receber na manhã desta quinta-feira (8) mais de 280 mil doses da vacina contra a Covid-19.  A informação foi confirmada pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Villas-Boas, durante entrevista à TV Record Itapoan.

No processo de distribuição para cidades do interior, a pasta vai seguir o critério determinado na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada no mês passado. O acordo é de que apenas aqueles municípios que utilizaram 85% ou mais das primeiras doses da vacina vão receber um número maior de imunizantes.

“Esse critério não foi flexibilizado de forma alguma. Nós vamos analisar, às 8h, quem preencheu tudo. Quem tiver [utilizado] mais de 85% recebe, quem não tiver, receberá apenas 50%, o restante será entregue para as cidades que utilizaram mais de 90% das doses”, explicou. 

O secretário afirmou que a aplicação da segunda dose tem sido mais fácil em cidades menores. Nos grandes centros, a maior dificuldade enfrentada pelos municípios é a conclusão do processo de vacinação.

Em Salvador, até o dia 31 de março, 3,5 mil pessoas não haviam comparecido aos pontos de imunização para receber a segunda dose. O intervalo de aplicação da CoronaVac, uma das mais aplicadas no estado, é de 28 dias. 

“Nas cidades menores isso [aplicação da segunda dose] é mais fácil, os agentes comunitários vão nas casas, as pessoas se conhecem, não é tão complexo como em uma metrópole com milhões de pessoas morando em bairros de difícil acesso, isso é apenas uma questão de tempo”, completou Fábio.

Bnews

Comentários