MEGA: Ginecologista fala de transmissão, sintomas e prevenção ao câncer de colo do útero; [OUÇA]

Flávio destacou que "o câncer de colo de útero é o terceiro responsável por acometer as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de mama e câncer de colorretal"

Março é o mês de prevenção do câncer do colo do útero, momento em que a atenção, o combate e os cuidados de prevenção da doença entram em foco, junto a Campanha Março Lilás

Nesta quarta-feira (31), o programa Redação Mega, apresentado por Paulo Martins, Joabson Silva e Daniel Morais, recebeu o Ginecologista e Obstetra, Flávio Andrade, para falar mais sobre o tema.

Flávio destacou que "o câncer de colo de útero é o terceiro responsável por acometer as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de mama e câncer de colorretal".

Sobre a prevenção, o ginecologista pontua que há uma vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas na faiza etária de 9 a 14 anos, desde que não tenha iniciado a vida sexual. Já para os meninos o período de vacinação é de 11 a 14 anos.

O câncer de colo de útero pode trazer complicações para a fertilidade da mulher, aponta Flavio. "A gente precisa acompanhar porque depende do estágio que esse câncer foi detectado, se esse câncer for detectado bem no início, se cura, e essa mulher tem uma vida reprodutiva normal. Mas se estiver muito avançado, esse câncer fica ali no colo do útero, mas ele pode expandir para a bexiga, útero, reto e parte da pélvis da mulher e o tratamento pode vir a ser complicado", disse ele.

OUÇA A ENTREVISTA

Comentários