MEGA: Dra Sâmara Martins alerta sobre a obesidade e a intensificação de anúncios de medicamentos para a perda de peso; [OUÇA]

A obesidade é um dos problemas mais importantes que a Saúde Pública enfrenta hoje no Brasil

Nesta quarta-feira (10), o programa Redação Mega (apresentado por Paulo Martins, Joabson Silva e Daniel Morais), recebeu a cirurgiã e endoscopista bariátrica, Sâmara Martins para falar sobre obesidade.  

No último dia 4 de março foi comemorado o Dia Mundial da Obesidade, doença que é considerada um das causas mais importantes que a Saúde Pública enfrenta hoje no Brasil e em outros países do mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que, atualmente, nos países desenvolvidos, ela seja o principal problema de saúde a enfrentar.

"A obesidade tem vários fatores, inclusive comportamentais, então o paciente tem hábitos de vida não saudáveis, não se alimenta bem, tem um sedentarismo que também  é muito presente hoje em dia. Tudo isso ficou mais em holofote durante a pandemia, mas com certeza a 'pandemia da obesidade' já existia antes da Covid-19", disse a cirurgiã.

O número de cirurgias bariáticas aumenta a cada dia. O tratamento dos casos mais graves é bastante complexo especialmente o dos casos classificados como obesidade grave ou grau 3. Em contrapartida, a intensa veiculação de anúncios de medicamentos "milagrosos" que prometem a perda do peso se intensificam na mídia e nas redes sociais. Diante disso, a Drª Sâmara faz um alerta sobre o uso de medicamentos para o tratamento da doença.

"O mais importante é o paciente procurar uma equipe especializada com profissionais que estejam adaptados a trabalhar com esse tipo de doença, que é o caminho mais correto", disse ela.

OUÇA NA ÍNTEGRA

Comentários