[EXCLUSIVO] Sofrendo com crise econômica, FAINOR entra com pedido de recuperação judicial; Instituição se pronuncia

Em nota, Faculdade falou sobre a situação em que vem cortando gastos para conseguir a manutenção dos seus serviços

Foto: Divulgação/FAINOR


Por: Lucas Tinôco

A Mega Rádio VCA teve acesso com exclusividade aos autos do pedido de recuperação judicial por parte da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). No documento, os representantes da instituição alegam, principalmente, as altas perdas que o setor da educação sofreu com a pandemia do novo coronavírus.

Fundada há quase 20 anos, a FAINOR vem buscando viabilizar a manutenção dos seus serviços com o corte de gastos, inclusive demitindo profissionais renomados devido aos altos salários. A diminuição das despesas é um dos argumentos usados pela defesa para conseguir o processo de recuperação judicial. Além disso, a instituição entende que ao menos 40% do ensino presencial pode ser realizado de maneira remota, com a permissão do Ministério da Educação.

Em relação às perdas durante o período de pandemia que não só a Educação, como diversas outras áreas, têm sofrido, a FAINOR somou os problemas em relação ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), como a diminuição de ofertas e a alta inadimplência.

Na opinião do advogado Gustavo de Magalhães, "os credores devem manter a calma pois o processo de recuperação judicial está em tramitação numa vara civil que com certeza resolverá junto com o administrador da recuperação, as questões de débitos e tranquilizar os empregados e alunos".

Em nota solicitada pela Mega Rádio VCA, a FAINOR falou sobre a crise vivida pela instituição e sobre o processo de recuperação judicial. Leia na íntegra:

"Nota Oficial: recuperação judicial da FAINOR
Processo é ferramenta eficiente para honrar os compromissos

Nos últimos meses, a direção da Entidade Mantenedora da Faculdade Independente do Nordeste vem empreendendo uma série de medidas visando aumentar sua competitividade. Toda essa atividade vem sendo amplamente apresentada e divulgada à comunidade do Sudoeste da Bahia.

A FAINOR, única instituição de ensino superior que tem toda sua gestão vigente na cidade de Vitória da Conquista, vem planejando e implementando alternativas que facilitem o novo processo de condução institucional. O objetivo é fazer com que a Faculdade continue sendo referência educacional em toda a região.

Para manter o foco nesse objetivo, a FAINOR solicitou processo de Recuperação Judicial. A ferramenta – usada por empresas de todos os portes no Brasil – consiste num recurso para que a instituição possa honrar todos os seus compromissos financeiros e se reorganizar economicamente. Ou seja, Recuperação Judicial significa que a empresa está focada em se manter cada vez melhor no mercado, cumprindo todas as suas responsabilidades e planejando seu futuro.

O pedido da FAINOR foi deferido pelo Poder Judiciário local, num reconhecimento da competência  e da honestidade da Instituição. O processo de Recuperação Judicial vai criar o ambiente propício para toda essa reorganização econômica, administrativa e financeira, sem a pressão da crise econômica nacional ampliada pela pandemia do coronavírus.

Em outras palavras, a FAINOR está concretamente viabilizando a superação da crise, a fim de manter o processo de reestruturação interna, a qualidade do serviço educacional prestado, o emprego dos seus colaboradores e para promover a preservação da Faculdade e de sua função social na região Sudoeste da Bahia.

É um processo natural, que se encaixa na estratégia de reestruturação que a FAINOR vem promovendo – e informando de maneira transparente. Faz parte dessa estratégia, por exemplo, a implementação da nova Diretoria Colegiada, responsável por trazer ainda mais modernidade, objetividade e inovação para Instituição.

Assim, a Mantenedora da FAINOR ratifica que a Faculdade continua – e continuará – sendo a mesma instituição qualificada e socialmente responsável de sempre. Forte, sólida e empenhada na manutenção da alta qualidade do ensino prestado. As projeções, inclusive, são as melhores possíveis. A FAINOR conta com um corpo técnico-administrativo de excelência, professores engajados e competentes e com alunos que confiam e representam a qualidade do ensino que recebem.

Este é o momento da FAINOR. É hora de evoluir, transformar as dificuldades em pontos fortes, aprender com a situação singular que envolve todo o mundo e sair dessa crise como uma instituição ainda mais relevante e independente".

Comentários