Ação na Praça Nove de Novembro alerta para sintomas e tratamento da tuberculose nesta sexta (20)

Saúde municipal promove conscientização sobre a doença, que tem tratamento gratuito pelo SUS; Vitória da Conquista já registrou 21 casos em 2026
Alexis Huguet / Hans Lucas
  • Da Mega
  • Atualizado: 20/03/2026, 08:41h

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista realiza, na manhã desta sexta-feira (20), uma ação de conscientização contra a tuberculose na Praça Nove de Novembro, a partir das 9h. A iniciativa faz parte da campanha municipal em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado anualmente em 24 de março.

O objetivo da mobilização é orientar a população sobre a prevenção, os sinais de alerta da doença e a importância da busca ativa de novos casos, além de capacitar as equipes da rede municipal de saúde.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta principalmente os pulmões, espalhando-se pelo ar quando a pessoa infectada tosse, fala ou espirra. Apesar de ter cura, a doença ainda é considerada um grave problema de saúde pública global pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com o balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica, os números em Vitória da Conquista acendem um alerta para a necessidade de diagnóstico precoce:

  • Em 2025: O município registrou 163 notificações da doença.

  • Em 2026 (até 16 de março): Já foram contabilizados 21 novos casos notificados.

Atualmente, o Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária acompanha 85 pacientes em tratamento na cidade, sendo que 18 deles iniciaram a medicação neste ano.

O diagnóstico rápido é fundamental para garantir a cura e evitar a transmissão para outras pessoas. A orientação é procurar uma unidade de saúde imediatamente caso o paciente apresente os seguintes sinais:

  • Tosse persistente por 3 semanas ou mais;

  • Febre (especialmente no final do dia);

  • Suor noturno;

  • Cansaço excessivo;

  • Perda de peso sem motivo aparente.

Como buscar ajuda (Tratamento 100% gratuito)

Tanto os exames para diagnóstico quanto o tratamento completo para a tuberculose são oferecidos de forma totalmente gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Vitória da Conquista, o atendimento especializado ocorre no Centro Municipal de Pneumologia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.

  • Endereço: Praça João Gonçalves, Centro (ao lado do Caav).

  • Telefone para informações: (77) 3429-7263.

Comentários


Instagram

Facebook