Conquistense de 14 anos, goleira Anna Júlia brilha no Botafogo e é convocada para a Seleção Brasileira Sub-15
A jovem goleira Anna Júlia Cardoso Barbosa , de apenas 14 anos , segue escrevendo um capítulo especial em sua trajetória no futebol. Natural de Vitória da Conquista , no sudoeste baiano, uma atleta conquistou mais uma importante vitória na carreira ao ser convocada para a Seleção Brasileira Feminina Sub-15 . A chamada foi divulgada nesta quinta-feira (12) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Anna Júlia, que assinou contrato com o Botafogo do Rio de Janeiro há menos de um mês , integrará o grupo que participará de um período de preparação entre os dias 21 e 27 de fevereiro , no Centro de Desenvolvimento do Futebol de Santa Catarina , em Balneário Camboriú . A convocação confirma o excelente momento vivido pela jovem goleira e reforça o reconhecimento nacional do seu talento.
A Seleção Sub-15 será comandada pela treinadora Beatriz Vaz e Silva , que liderou a categoria Sub-20 do Corinthians. A comissão técnica contará ainda com a experiência de Rilany Silva , atual técnica da Seleção Brasileira Feminina Sub-17, que atuará como auxiliar.
Ao todo, 26 atletas foram convocadas, todas nascidas a partir de 2011, representando 11 equipes diferentes , incluindo clubes brasileiros e do exterior. Anna Júlia é uma das quatro goleiras chamadas e representa com orgulho o Botafogo e sua cidade natal.
Responsável direto pela formação da atleta, o professor Japa destacou a emoção ao ver o nome de Anna Júlia entre as convocadas. “É uma alegria imensa, uma satisfação que não consigo nem medir em palavras. Quem vê de fora e não acompanhou de perto, pode até pensar que a conquista da Júlia veio da noite para o dia, mas foi um processo. Foram quatro anos de muita entrega, confiança e, acima de tudo, um respeito mútuo entre o nosso trabalho e a família dela. Não existe nada mais gratificante do que ver uma atleta nossa vencer dessa forma, sabendo que tudo começou lá atrás. Eu sempre digo: quem acredita no processo e trabalha com respeito, colhe bons frutos. Que Deus abençoe a todos e vamos em frente, porque tem muito mais por vir.”
O diretor da DS Academy, Danilo Santos, também não escondeu o orgulho ao comentar a trajetória da academia e o novo passo na carreira da goleira. Com a convocação de Anna Júlia, a instituição alcança a marca de quatro atletas selecionados para a Seleção Brasileira de base.
“É um orgulho imenso. A Anna Júlia se junta ao Renato Santos, Luiz Gustavo e Ana Beatriz como nossos representantes na Seleção. Isso mostra a força de um trabalho em conjunto de pessoas que se unem em prol de uma região. Hoje, a DS Academy se tornou uma referência na revelação de talentos e em oportunizar jovens que chegam aqui com brilho nos olhos, sabendo que a vida deles pode mudar a qualquer momento”, afirmou Danilo.
O diretor destacou ainda que o rápido destaque de Anna Júlia no Botafogo — convocada com apenas 15 dias de clube — é resultado de uma base sólida construída em Vitória da Conquista. “Ela já saiu daqui com um trabalho direcionado para que pudesse desempenhar o seu melhor. A transição para o sub-20 do Botafogo e a convocação aconteceram naturalmente devido a esse nível técnico. Estamos muito felizes por Vitória da Conquista e região. E vamos por mais, porque ainda temos muito trabalho a fazer.”
A convocação de Anna Júlia para a Seleção Brasileira Sub-15 não representa apenas uma conquista individual, mas também um marco para Vitória da Conquista, para a DS Academy e para o futebol feminino do interior da Bahia, que celebra o surgimento de mais um talento no cenário nacional.
Confira a relação das convocadas
Goleiras
-
Anna Júlia Cardoso Barbosa – Botafogo
-
Kauane Lima Ribeiro – Flamengo
-
Maria Vitória Engelmann – Grêmio
-
Alissia Maria Pessoa Martins – Florida Premier (EUA)
Defensoras
-
Eloize Ornaghi Pedro – Ferroviária
-
Isadora de Oliveira Brizola – Grêmio
-
Judy Lucciola Sanchez – Criciúma
-
Lara Barauna Lamas Fernandes – Corinthians
-
Lavinia Vitória Leopoldino Lourenço – Ferroviária
-
Rafaela Hurtado dos Santos – São Paulo
-
Marcela Aguiar Albuquerque – CBF
-
Alice Acosta Dallazen – São Paulo
-
Eduarda Vieira de Oliveira – Internacional
Meio-campistas
-
Isadora Guimarães Costa Jardim – Corinthians
-
Isadora Rodrigues de Carvalho – Corinthians
-
Juliana Cardoso Fontes Lopes – São Paulo
-
Júlia Correia de Oliveira – São Paulo
-
Marcela Vitória Silva Bontorim – Ferroviária
-
Nina de Deus Stanislaus – Filadélfia ONU (EUA)
-
Lívia Cauane da Cruz Soares – Del Rey
-
Lívia Franco Merino – Ferroviária
-
Maria Clara Paixão Melo – Criciúma
-
Mariana Copola Maranhão – São Paulo
Atacantes
-
Mariana Cardoso Monteiro – Ferroviária
-
Thifanny Rafaela Salazar Mattos – Grêmio
-
Isadora Chitolina Tremea – Internacional









