Aprovados para cargos de agentes de saúde questionam atraso na convocação em Vitória da Conquista

Aprovados em concurso da Saúde cobram convocação na Câmara; Prefeitura afirma que chamadas dependem de demanda. Fotos: Rayane Lima
  • Rayane Lima
  • Atualizado: 05/02/2026, 04:22h

A abertura das atividades legislativas na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista nesta quarta-feira (4) foi marcada pela presença de candidatos aprovados no processo seletivo municipal para as funções de  Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). 

Os candidatos foram aprovados no  concurso 003/2024, da área da saúde, em junho de 2024. No entanto, desde a aplicação da prova até o momento até o momento  foram registradas três convocações que não chegaram a ser concluídas, sendo a última realizada em janeiro deste ano.

De acordo com um dos candidatos contemplados pelo concurso e que preferiu não se identificar, a demora para a convocação foi justificada por diversas vezes pela Secretaria de Saúde e Prefeitura Municipal. “Em entrevistas passadas na rádio, a prefeita, a secretária de Saúde e a subsecretária de saúde (...) falaram que iam fazer o mapeamento sobre a necessidade de quantas vagas precisam. Foi feito esse estudo, mas depois começam a falar que não tinham orçamento”.

No dia 8 de janeiro deste ano, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação, publicou os editais para a 3ª convocação para os candidatos aprovados. Os exames admissionais seriam feitos no dia 13 de janeiro deste ano, na Praça CEU, mas novamente a convocação foi adiada. 

Em nota, a Secretaria de Comunicação (Secom) afirmou que o prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo prorrogar por mais dois anos. Desde de 2024 o Município de Vitória da Conquista realizou três editais públicos, e concluiu a contratação de 900 candidatos aprovados.

Ainda em nota, referente aos não convocados para ACS e ACE, a Secom afirmou que a convocação ocorrerá de acordo com a demanda da Secretaria Municipal de Saúde, respeitando o prazo do edital do concurso.

Leia a nota na íntegra:

NOTA À IMPRENSA

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Gestão e Inovação (SEMGI) e da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que o Concurso Público nº 003/2024 foi homologado no ano de 2025. Dessa forma, conforme previsto em edital e na legislação vigente, o prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

Desde o ano de 2024, o Município de Vitória da Conquista realizou três certames públicos e, até o momento, já foram convocados aproximadamente 900 candidatos aprovados, reforçando o compromisso da gestão com a valorização do serviço público e o fortalecimento do quadro de servidores municipais.

No que se refere aos cargos de Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde, a convocação dos aprovados ocorrerá de acordo com a demanda da Secretaria Municipal de Saúde, respeitando rigorosamente o prazo de vigência do edital do concurso.

A Administração Municipal reafirma seu compromisso com a transparência e com o cumprimento das normas legais que regem os concursos públicos.

Secom, 05 de fevereiro de 2026

 

Comentários


Instagram

Facebook