Chuvas trazem alívio à Zona Rural de Conquista, mas volumes ainda são insuficientes para recuperar barragens
Precipitações nas últimas 70 horas beneficiaram pastagens, mas recuperação dos reservatórios depende de chuvas mais volumosas até março
O retorno das chuvas nos últimos dias em Vitória da Conquista trouxe esperança aos produtores da Zona Rural, beneficiando o solo e a vegetação após um período de estiagem. Segundo monitoramento da Prefeitura, nas últimas 70 horas foram registrados volumes variados de precipitação em diversas localidades.
Apesar do alívio imediato para a agricultura, técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) e da Defesa Civil alertam que os acumulados ainda são considerados baixos. A quantidade de água caída não foi suficiente para reabastecer as barragens e reservatórios essenciais para o consumo humano e dessedentação animal.
Avaliação do cenário
O secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, explicou que a frequência das chuvas entre outubro de 2025 e janeiro tem sido positiva para a umidade do solo e para as lavouras, mas o cenário hidrológico ainda exige atenção.
“As chuvas ainda não são suficientes para recompor os reservatórios. Esperamos que essas chuvas mais volumosas ocorram até março para que possam completar estes açudes. Enquanto isso, seguimos acompanhando a situação e orientando as comunidades rurais para o uso consciente da água”, destacou o gestor.
Volumes registrados (últimas 70h)
O monitoramento pluviométrico apontou os seguintes índices na zona rural:
-
Região de José Gonçalves: 56mm na região do Ribeirão e 15mm na sede;
-
Inhobim e região: 40mm;
-
Cabeceira do Jiboia: 40mm;
-
Bate-Pé e região: 30mm em Cachoeira das Araras e 20mm na sede.
Ações preventivas
Para mitigar os efeitos da seca, o Governo Municipal intensificou, desde setembro de 2025, as frentes de trabalho voltadas à conservação hídrica. No ano passado, foram realizadas intervenções de limpeza e abertura em mais de 400 barragens e aguadas, utilizando uma frota de 55 máquinas. Atualmente, a zona rural do município possui uma infraestrutura composta por 40 barragens de grande porte e cerca de 2.000 minibarragens.








