Carla Ghirello: Os caminhos para políticas públicas inclusivas após congresso internacional

  • Júnior Patente
  • Atualizado: 03/12/2025, 11:02h

Referência nacional em Neurolinguística, a professora e pesquisadora Carla Ghirello — com formação que atravessa Fonoaudiologia, Psicologia e Linguística, e pós-doutorado em Neurolinguística — tem dedicado sua trajetória ao estudo da aquisição e do desenvolvimento da linguagem em pessoas com síndrome de Down e no espectro autista. Integrante do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UESB, ela coordena pesquisas que iluminam tanto os processos de linguagem típica quanto atípica, produzindo um acervo robusto de conhecimento científico em diálogo direto com a sociedade.

Recentemente, a docente participou como palestrante do IX Congresso Brasileiro e VII Congresso Ibero-americano de Síndrome de Down, um dos maiores encontros internacionais sobre inclusão, autonomia e vida adulta. Em meio a debates que reuniram especialistas de 13 países e ampliaram o protagonismo das próprias pessoas com síndrome de Down na construção de políticas públicas, Carla compartilhou reflexões que reforçam o papel da universidade pública na defesa de direitos e na produção de conhecimento acessível.

A professora participou no programa Inclusão em Foco, na Mega Rádio e falou sobre os temas mais urgentes discutidos no evento, o impacto da participação ativa de autodefensores, aprendizados internacionais e os possíveis desdobramentos da declaração final do congresso. Confira:

Comentários


Instagram

Facebook