Em entrevista à Mega Rádio, Dra. Luciana Silva fala sobre o I Seminário Internacional do Sudoeste

Dra. Luciana Silva no I Seminário Internacional do Sudoeste. Foto: OAB de Vitória da Conquista
  • Danilo Souza
  • Atualizado: 20/03/2024, 09:54h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Vitória da Conquista sedia desde segunda-feira (18) o I Seminário Internacional do Sudoeste da OAB. A primeira edição do evento vai até a quarta-feira (20) e tem como tema “OAB para advocacia e para a sociedade: Construindo direitos, fazendo história e efetivando cidadania”.

Leia mais: Mega Conversa sobre Seminário Internacional do Sudoeste - OAB para advocacia e para a sociedade: construindo direitos, fazendo história e efetivando cidadania

O seminário é destinado para advogados, juízes, promotores e estudantes da área, além de também ser aberto ao público em geral, contando com painéis temáticos, área de exposições e apresentações de trabalhos acadêmicos, buscando criar um espaço para o diálogo a respeito da advocacia e a sua contribuição para a sociedade e a cidadania.

O público presente no auditório da subseção da OAB, em Vitória da Conquista, acompanhou palestras que pautaram a presença feminina no pleito eleitoral, os direitos das mulheres, direitos trabalhistas e, também, temas das áreas eleitorais e civis, dirigidas por nomes importantes do meio jurídico, como a professora e advogada Claudia Iriarte Rivas, formada pela Universidade do Chile, e presidentes de outras subseções da OAB, como a presidente da OAB Brumado, Ingrid Freire, e da OAB Bahia, Daniela Borges.

A presidente da OAB de Vitória da Conquista, Dra. Luciana Silva, comentou à Mega com mais detalhes sobre como o seminário foi pensado e o que foi feito para que ele pudesse acontecer pela primeira vez.

“Esse é um projeto antigo. Desde que assumimos a subseção de Vitória da Conquista nós viemos fazendo vários eventos pequenos, então a subseção sempre esteve muito movimentada por palestras e a gente sentia falta de ter um evento de porte maior, com mais dias, e assim surgiu a ideia de fazer o seminário. Posteriormente, teve a oportunidade de que esse seminário fosse internacional. Nós temos aqui a professora Claudia Iriarte, professora da Universidade do Chile e que é uma das nossas palestrantes”.

Ainda em relato para a reportagem da Mega, a Dra. Luciana Silva reforçou o que faz com que o seminário seja tão relevante para a sociedade, sobretudo por se tratar de um evento aberto para o público.

Dra. Luciana Silva em entrevista a Danilo Souza, da Mega Rádio

“É muito importante que a sociedade venha debater o Direito, principalmente porque as leis são direcionadas e os direitos precisam ser conquistados. A Ordem dos Advogados do Brasil tem essa peculiaridade, historicamente, de sempre ter esse diálogo com a sociedade e intervenções na efetivação de direitos. Então, quando nós pensamos no seminário, pensamos em temas que fossem atrativos e importantes para a advocacia, mas também para a sociedade em geral”.

Ao ser perguntada se a primeira edição do seminário poderá ser usada como uma referência para que outras aconteçam no futuro, até mesmo de forma anual, a Presidenta da OAB de Vitória da Conquista respondeu de forma esperançosa.

“A gente espera que sim, até por isso que nós colocamos ‘I Seminário’, e com um grande desejo iremos trabalhar para isso, para que venha o segundo, o terceiro... Nós temos pessoas aqui de outros estados e outras cidades, a professora (Claudia Iriarte), que é de um outro país, e esse intercâmbio de ideias é muito positivo e enriquecedor, então esse é o nosso desejo: outros seminários como esse”

Ouça abaixo o áudio da entrevista. 

 

Comentários


Instagram

Facebook