Dom Josafá Menezes da Silva é nomeado pelo Papa Francisco como novo arcebispo de Aracaju

Foto: Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA)
  • Danilo Souza
  • Atualizado: 13/03/2024, 04:04h

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (13) Dom Josafá Menezes da Silva, arcebispo da Arquidiocese de Vitória da Conquista, para o cargo de arcebispo na cidade de Aracaju, capital do estado de Sergipe.

Dom Josafá Menezes da Silva iniciou suas atividades no município de Vitória da Conquista em outubro de 2019, após ter sido transferido da diocese de Barreiras, região Oeste da Bahia, onde exerceu a função de bispo. Em 12 de janeiro de 2005, foi nomeado bispo auxiliar da Sé Primacial do Brasil pelo Papa João Paulo II e sagrado bispo em 10 de março, por dom Geraldo Majella Agnelo. 

Em um vídeo publicado na conta oficial do Instagram da Arquidiocese de Vitória da Conquista, o arcebispo fez um comunicado após a notícia da sua nomeação.

“Acolhi a indicação do Papa Francisco para a Arquidiocese de Aracaju como um chamado de Deus que, novamente, me dá a honra de trabalhar nas linhas de Seu filho Jesus depois de exercer o ministério em três dioceses da Bahia, estado onde nasci”, comentou.

Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil enviou saudações ao novo nomeado.

“Prezado irmão no episcopado, dom Josafá Menezes da Silva 

A presidência da CNBB agradece ao Papa Francisco por sua nomeação como arcebispo de Aracaju, em Sergipe. Essa mais nova missão é verdadeiramente propícia, querido irmão, para unir-nos sempre mais a todos os bispos juntamente com o Sucessor de Pedro “fundamento perpétuo e visível da unidade”, (Lumen gentium, 23).

De modo especial, estimamos que na arquidiocese de Aracaju você possa ser um colaborador no cultivo da vida espiritual do povo, estimulando em seus corações a oração e o apostolado.

Que exerças mais essa nova missão, com dedicação e amor. Saudamo-lhes com carinho e asseguramo-lhes nosso apoio constante, unindo-nos em oração a fim de que “irdes e dardes fruto, e para que o vosso fruto permaneça” (Jo 15, 16).  

Que Maria, Regina Apostolorum, seja sua guia neste seu novo ministério.

Em Cristo, 

Dom Jaime Spengler  
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB 

Dom João Justino de Medeiros Silva  
Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia – GO
1º Vice- Presidente da CNBB 

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa  
Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE
2º Vice-Presidente da CNBB 

Dom Ricardo Hoepers  
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB”

Comentários


Instagram

Facebook