No dia Internacional da Mulher, Sessão Solene na Câmara Municipal entrega Prêmio Loreta Valadares

Foto: Câmara de Vereadores
  • Edilaine Rocha
  • Atualizado: 08/03/2024, 06:06h

Foram homenageadas na manhã desta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, seis mulheres de Vitória da Conquista com o Prêmio Loreta Valadares.

As homenageadas com o Prêmio são Ivanete Oliveira Santos, Lucicleide Silva Cunha, Luci Freire Gusmão, Jucimara Santos Almeida, Sâmala Silva Santos e Andrea Santos de Araújo. Elas foram reconhecidas pelos trabalhos desenvolvidos em defesa dos direitos das mulheres e das questões de gênero.

Foram entregues também certificados Loreta Valadares a mais 12 mulheres de Vitória da Conquista.

Em entrevista à Mega, a presidente da Comissão da Mulher da OAB de Vitória da Conquista e também presidente do Conselho Municipal da Mulher, a advogada Sâmala Santos, umas das homenageadas com o Prêmio, falou o que representa o Diploma Loreta Valadares não só para impulsionar sua luta, mas também a de outras mulheres.

“Tendo em vista a caminhada que Loreta teve na defesa dos direitos das mulheres, um impulsionador para que eu continue lutando para as pessoas que eu represento como mulher preta, como advogada, que conseguiu galgar um status, um espaço de poder nessa sociedade que nós sabemos que é tão racista, machista, receber essa homenagem me impulsiona a cada vez mais conquistar meu espaço de poder, mas levar mulheres comigo, mostrar que é possível, sim, a gente chegar. Mas que a gente só consegue chegar quando os caminhos são abertos pra que outras mulheres consigam fazer isso. Então, acho que a maior questão sobre receber o Loreta Valadares é acreditar que nós precisamos de fato continuar caminhando para uma sociedade mais justa e mais igual”.

Ivanete Oliveira, também uma das homenageadas na manhã, expressou sua felicidade ao receber a homenagem em nome de uma mulher como Loreta.

“Pra mim é muito importante receber esse prêmio. Loreta foi uma mulher guerreira, uma mulher que lutou pelos nossos direitos e eu tô muito feliz”.

A vereadora Lúcia Rocha falou à Mega e prestou homenagem a todas as mulheres, que, segundo ela, é exemplo de resistência em nome de Loreta Valadares.

“Nesse dia especial eu quero homenagear as mulheres com história de vida, luta e exemplo para todas nós. Esse Dia Internacional da Mulher é de extrema importância para evidenciar a mulher, para que a sociedade reflita acerca do seu importantíssimo papel perante ela”.

A representante da prefeita Sheila Lemos, a secretária de Governo, Geanne de Oliveira, salientou na Sessão Solene a importância de registrar esse Dia Internacional da Mulher, além de enfatizar as políticas públicas para as mulheres no município.

“Em função da luta de muitas mulheres, aqui em Vitória da Conquista, a prefeita Sheila Lemos hoje sancionou uma lei que define o Selo para a empresa que abrigar mulheres vítimas de violência. Ela também criou a primeira Secretaria Pública de Defesa dos Direitos das Mulheres para empoderá-las, para defendê-las nas suas questões. Ela vai criar um complexo de atendimento à mulher, incluindo um hospital. E tudo isso é manifestação de uma gestão comprometida com a inclusão.”

A Sessão também foi espaço para o movimento da Marcha das Mulheres de Vitória da Conquista, onde a ex-vereadora Nildma Ribeiro falou no púlpito sobre a falta de cargos ocupados por mulheres na política e na sociedade.

“É inaceitável que sejamos a maioria do eleitorado e a minoria ocupando espaço político. Infelizmente aquele espaço muito machista, onde nós precisamos estar aqui pautando as políticas públicas voltadas para a vida das mulheres. Quando nós pedimos aqui nessa Tribuna, nesse pequeno espaço de tempo, para mostrar a voz de nossas companheiras, nós temos aqui várias categorias, nós temos mulheres trabalhadoras rurais, mulheres do campo e da cidade, o que nós queremos é ser ouvidas, nós estamos aqui fazendo manifesto”.

Comentários


Instagram

Facebook