Em visita a Vitória da Conquista, ministro Rui Costa diz que terreno do antigo aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo não deve ser retalhado

  • Edilaine Rocha
  • Atualizado: 04/03/2024, 11:43h

A área do antigo aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, desativado em 2019 a partir da construção do novo aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, é uma das áreas incluídas no programa de Democratização dos Imóveis da União, do Governo Federal, lançado no dia 26 de fevereiro pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva.

O ministro Rui Costa, ao lado do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, assinou na semana passada o Termo de Cooperação Técnica entre o Governo Federal e o Estado da Bahia que destina a área do antigo aeroporto para o programa Democratização dos Imóveis da União.

Em entrevista à imprensa no último sábado, em Vitória da Conquista, durante o lançamento do Programa de Governo Participativo, do pré-candidato à Prefeitura, Waldenor Pereira, o ministro Chefe da Casa Civil, Rui Costa, informou que o programa do Governo Federal visa dar valor social a imóveis da união que estejam fechados ou desocupados, como a área do antigo aeroporto de Vitória da Conquista.

“Governo Federal lançou um programa para dar função social às áreas, sejam áreas menores que possam caber uma escola, uma creche, um posto de saúde, ou áreas muito grandes como essa do aeroporto de Conquista. Existem outras áreas grandes como essa, o aeroporto de Bom Jesus da Lapa, o antigo aeroporto de Belo Horizonte. Nós resolvemos abrir um debate público com a sociedade de cada local para discutir qual proposta cabe ali”, diz o ministro.

O ministro Rui Costa ainda completou dizendo que o terreno não deve ser retalhado para abrigar vários projetos.

“Nós não queremos retalhar o terreno. Nós queremos ter um projeto Master Plan que ajude a desenvolver a cidade, a gerar emprego e a trazer serviços públicos de qualidade. Então é isso que será feito, um grande debate com a cidade, com o setor empresarial para recepcionar a proposta e com o debate com a cidade possamos ainda esse ano decidir o que fazer naquela área”.

O vereador Alexandre Xandó (PT), em sessão na Câmara de Vereadores na última sexta (1), disse que o espaço poderá ser destinado a habitações populares.

“A área do antigo aeroporto foi destinada e vai servir para construir habitações pro povo e, possivelmente, um grande centro de convenções que vai ser feito naquele local”.

Comentários


Instagram

Facebook