Brasil empata com a Jamaica e é eliminado na fase de grupos da Copa Feminina

Partida terminou sem gols no AAMI Park, em Melbourne (AUS)

Foto: Thais Magalhães/CBF - Fonte: Metro1


Não deu para as meninas do Brasil. Na manhã desta quarta-feira (2), a Seleção ficou no 0 x 0 com a Jamaica e deu adeus à Copa Feminina 2023. A partida foi válida pela terceira e última rodada da fase de grupos, no AAMI Park, em Melbourne (AUS).  

O Brasil somou quatro pontos e ficou em terceiro lugar no Grupo F. A França, que bateu o Panamá, avançou em primeiro, com sete pontos. A Jamaica foi a cinco com o empate e passou em segundo lugar. 

As classificadas enfrentarão seleções do Grupo H, que serão definidas nesta quinta-feira (3). Alemanha, Colômbia, Coreia do Sul e Marrocos estão na disputa. 

O JOGO

Primeiro tempo

O Brasil começou a partida valorizando a posse de bola e trocando passes para tentar furar a defesa jamaicana. As primeiras boas chegadas vieram logo aos quatro e aos 10 minutos com Marta. Já a Jamaica, bem fechadinha, apostava num erro da Seleção para sair em contra-ataque. O controle de jogo foi das brasileiras, que tiveram boas tramas - principalmente pelo lado esquerdo -, mas se precipitaram no momento do último passe ou da finalização. Apesar de ditar o ritmo, o Brasil não ameaçou com chances claras de gol até o apito da árbitra.

Aos quatro minutos, em contra-ataque do Brasil, Debinha tentou passar pela marcação e a bola sobrou para Marta chutar em cima de Spencer. Ary Borges aparecia livre.

Seis minutos, Rafaelle avançou com liberdade, deu passe em profundidade para Debinha, que tocou para Marta. A camisa 10 tentou a finalização, mas foi travada. Ary Borges, mais uma vez sozinha, pedia a bola.

Em seguida, Adriana arriscou de fora da área e Spencer encaixou a defesa aos 12. 

Aos 19, após bate e rebate, a bola sobrou para Tamires na esquerda, que finalizou rasteiro nas mãos de Spencer.

Luana tocou para Tamires na esquerda aos 23, a lateral chegou à linha de fundo e levantou na área. Ary Borges apareceu de cabeça para mandar por cima do gol jamaicano.

Aos 38, Tamires bateu de primeira após bola alçada por Ary Borges. Spencer defendeu no cantinho em dois tempos.

Segundo tempo

O jogo voltou parecido na etapa final, com posse brasileira. A Jamaica continuava bem postada dentro de campo, esperando uma falha das Canarinhas. Diante da retranca jamaicana, a Seleção ainda pecava na qualidade dos passes e tinha pouca criatividade pelo meio. Menos ofensivo do que no primeiro tempo, o controle da bola não se traduzia na construção de jogadas mais verticais, tampouco o Brasil pressionava a saída de bola das caribenhas. Fim de Copa para a Seleção Brasileira.   

Aos 33, Allyson Swaby tentou cortar o cruzamento de Luana e a bola tomou o caminho do gol, mas Spencer defendeu, mesmo atrapalhada pela lateral Blackwood.

Três minutos depois, Shaw escapou com perigo e, mesmo no meio de duas, chutou com perigo por cima do gol de Lelê.

Aos 41, Debinha avançou pela esquerda, chegou à linha de fundo e tentou cruzar de três dedos, mas acabou chutando em cima da goleira jamaicana. Andressa Alves bateu falta, aos 45, e Spencer defendeu em dois tempos.

FICHA TÉCNICA

Jamaica 0 x 0 Brasil
Fase de Grupos - 3ª rodada
Local:
AAMI Park, em Melbourne (AUS)
Data: 02/08/2023 (quarta-feira)
Horário: 7h (horário de Brasília)
Árbitra: Esther Staubli (SUI)
Assistentes: Katrin Rafalski (ALE) e Susann Küng (SUI)
Quarta árbitra: Vincentia Amedome (TOG)
VAR: Marco Fritz (ALE)

Cartões amarelos: Cheyna Matthews (Jamaica) / (Brasil)

Jamaica: Becky Spencer; Wiltshire, Allyson Swaby, Chantelle Swaby e Blackwood; Sampson, Primus e Drew Spence; Cheyna Matthews (Tiffany Cameron), Jody Brown (Solai Washington) e Khadija Shaw ©. Técnico: Lorne Donaldson

Brasil: Letícia; Antônia (Geyse), Kathellen, Rafaelle e Tamires; Kerolin, Luana (Duda Sampaio), Ary Borges (Bia Zaneratto) e Adriana; Marta © (Andressa Alves) e Debinha. Técnica: Pia Sundhage

Comentários


Instagram

Facebook