Chocolate e TPM: qual a verdadeira relação? Especialista responde essa dúvida

segundo algumas pesquisas, durante a TPM, 84% das mulheres disseram ter mais vontade de comer alimentos doces

Foto: Pixabay


O dia 07 de julho foi escolhido para comemorar o Dia Mundial do Chocolate. É muito difícil achar quem resista a um bom cholate, seja ela ao leite, amargo ou branco o chocolate já conquistou muitos corações.

O período pré-menstrual pode causar sintomas desagradáveis, como cólicas, inchaço e irritabilidade. Algumas mulheres também sentem vontade de comer doces, especialmente chocolates, durante esse período. A psicóloga Taynã Queiroz conta que, segundo algumas pesquisas, durante a TPM, 84% das mulheres disseram ter mais vontade de comer alimentos doces.

Os desejos por  chocolates e outras comidas são apenas um dos muitos sintomas da síndrome pré-menstrual, também conhecida como TPM. De acordo com a psicóloga: "Nos dias que antecedem a menstruação nas mulheres férteis, a TPM pode causar alterações físicas, psicológicas e sociais. Durante o período menstrual, existe redução da serotonina, um neurotransmissor que contribui para a sensação de felicidade e bem-estar, que aumenta após a ingestão de carboidratos e doces.  A TPM causa alterações no apetite, no tamanho das refeições e compulsão por determinados alimentos, entre eles o chocolate. Além disso, há uma redução nos níveis de magnésio no corpo, trazendo a necessidade de reposição. As mulheres buscam também, no chocolate e alimentos doces, conforto para regular o estresse gerado durante esse período."

O chocolate é feito através da massa e manteiga do cacau obtidas após processamento, misturadas com alguns ingredientes como o açúcar e, em alguns casos, leite em pó. Atualmente existe uma grande variedade de produtos feitos com chocolate, com misturas e combinações para agradar a todos os públicos.

Alimento mais querido nesse período, o chocolate tem impacto positivo "O chocolate é muito rico em triptofano, substância que estimula a produção de serotonina. Dessa forma, ao ingerir esse alimento, a sensação de bem-estar é imediata, reduzindo significativamente os níveis de estresse potencializados pela TPM." conta Taynã.

Acredita-se que o desejo por alimentos doces, ricos em ferro, como o chocolate, sejam mais solicitado de uma forma instintiva nesse período por conter ferro em sua composição e o fato de que algumas mulheres podem apresentar anemia durante a fase menstrual, pois a absorção de ferro é aumentada devido a perda de sangue. 

Comentários


Instagram

Facebook