Dia Nacional do Luto: como explicar o sentimento de perda para as crianças?

Dia 19 de junho é o dia "Nacional do luto" e quando o assunto são as crianças enlutadas é necessário o dobro de atenção, cuidado e carinho para falar sobre o assunto

Foto: Kid Jr


Dia 19  de junho é o dia "Nacional do luto" data dedicada a reflexão e ao sentimento de perda. Permitir a manifestação da dor emocional faz parte do processo de cura, pois cada um enfrenta o luto de uma maneira singular. Por isso, é necessário respeitar o espaço do outro para que consigam expressar as emoções e os sentimentos negativos. A psicóloga, psicanalista e psicoterapeuta Beatriz Breves explica que a dor do luto é um sentimento que leva a pessoa a sentir uma dor na alma pela perda e saudade pela perda daquilo que já se foi.

No entanto, quando o assunto são crianças enlutadas é necessário o dobro de atenção, cuidado e carinho. 

Afinal, como os pequenos podem compreender o luto? Como os pais e responsáveis podem auxiliar na recuperação deste processo de sofrimento? Como explicar o sentimento de perda? De qual forma as crianças expressam essa dor? Qual é a melhor forma para respeitar o espaço dos pequenos sem deixar de ampará-los emocionalmente?

Para Beatriz "Na criança até mais ou menos os quatro anos, diante da morte, ela não tem muita noção que a pessoa ou o animal de estimação não vai voltar. Ela só começa a ter uma noção do sentido da morte como algo definitivo depois mais ou menos dos 7 ano de idade quando ela começa realmente a entender que não vai voltar". Nesse idade, inclusive, a criança começa  a sentir a tristeza, saudade e angústia as dores que são inerentes a situação de morte. Quando alguém morre, além da ausência dessa pessoa, a criança percebe a alteração emocional dos adultos à sua volta. Ela pode sofrer igualmente, mas sem entender o porquê.

De acordo com a psicologa "não diria que há uma forma especifíca de falar com a criança sobre a morte, porque isso naturamente vai depender sobre a relação que está estabelicida entre o adulto e a criança, vai depender da idade da criança e também da situação daquela criança porque cada criança é única. Basicamente é importante acolher, ter sensibilidade para acolher aquele sofrimento, compreendendo que aquela criança estará sofrendo sim por aquela perda na maneira dela, dentro do universo dela. Então é importante ser honesto, verdadeiro e falar da morte fazendo uso da linguagem adequada para a idade da criança, condição da criança para que ela possa compreender que por mais sofrida que aquela situação possa estar sendo ela faz parte da vida."

Concordar que as crianças coloquem seus sentimentos à mostra também colabora para que elas superem o momento. Essa postura pode ajudá-las a se desenvolver e mostrar que, mesmo em momentos difíceis, a família está presente para dar suporte.

Comentários


Instagram

Facebook