Uesb inicia concurso para professor após sete anos sem seleção

Concurso conta com mais de 2.900 candidatos, vindos de diversos locais do Brasil, concorrendo a uma das 89 vagas disponíveis

Foto: Divulgação


Iniciou nesta terça, 7, o Concurso Público de Provas e Títulos nas classes de Professor Auxiliar e de Professor Assistente da Uesb. Os mais de 2.900 candidatos, vindos de diversos locais do Brasil, concorrem a 89 vagas, sendo 21 para Professor Auxiliar e 68 para Professor Assistente, distribuídas nos municípios de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.

Do total de vagas, 30% são reservadas aos candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos e 5% aos candidatos com deficiência, o que corresponde a 27 e 4 vagas, respectivamente. Ao todo, o processo seletivo conta com mais de 200 professores, vindos de várias universidades públicas parceiras, compondo as 79 Bancas Examinadoras do Concurso.

De acordo com o reitor da Uesb, professor Luiz Otávio de Magalhães, toda essa dimensão exigiu um grande esforço de organização e logística para viabilizar os trâmites relacionados a passagens, hospedagens e alimentação para os professores das Bancas. Ele destaca a importância do processo seletivo para a recomposição do quadro docente da Uesb, que não realizava Concurso há 7 anos. “Ao longo dos últimos anos, tivemos vacância de vagas pelas mais diversas razões, além da implantação de novos cursos de Mestrado e Doutorado, o que provoca ampliação da demanda por professores”, explica.

Os candidatos realizaram, neste primeiro momento, a prova escrita, etapa do Concurso que é eliminatória. Entre os dias 8 e 15 de junho, aqueles que obtenham nota mínima de 7,0 na avaliação da Banca Examinadora seguem para a próxima etapa: a prova didática, também de caráter eliminatório. Os dias, horários e salas específicos para a próxima serão definidos pelo Departamento em que se encontra inserida a área de conhecimento objeto da vaga em disputa. O setor também se responsabilizará pela comunicação aos candidatos concorrentes.

Somente avançarão para a prova seguinte, os candidatos que obtenham nota mínima de 7,0. Por fim, a prova de títulos, de caráter classificatório, será realizada mediante a avaliação dos títulos e atividades acadêmicas, científicas, artístico-literárias, didáticas, profissionais e administrativas do candidato, devidamente informadas no Currículo Lattes e comprovadas, por meio de documentação.

Comentários


Instagram

Facebook