Fisioterapeuta fala sobre benefícios do Pilates durante a gestação

A prática de exercícios físicos entra como aliada na prevenção de problemas futuros

Foto: FreePic


Por: Nicole Prado

A gravidez é um momento especial na vida da mulher, acompanhar a evolução do feto é algo único, mas as transformações que esse processo causa no corpo feminino são inevitáveis e imprevisíveis. Cada mulher pode reagir a essa experiência de uma forma diferente. A prática de exercícios físicos entra como aliada na prevenção de problemas futuros, como as dores na coluna tão frequentes. Esse é o tipo de exercício ideal para uma gestação mais saudável e tranquila.

De acordo com a fisioterapeuta Jérsika Lima, a prática do Pilates, além de diminuir as dores lombares, causa uma melhora na postura e circulação, o que ajuda na prevenção de câimbras e inchaços tão comuns durante a gestação, principalmente a partir do segundo semestre. Além disso, a prática é recomendada para um parto facilitado e um melhor processo de recuperação.

Foto: Arquivo Pessoal

A fisioterapeuta, especializada em Pilates, destacou que a respiração também é trabalhada durante as sessões. “Os exercícios causam a melhora da oxigenação do bebê, que é de grande relevância para o seu desenvolvimento”.

Jérsika Lima ainda ressalta que a prática deve ser feita de forma responsável, com um profissional habilitado, já que a placenta produz um hormônio chamado relaxina, responsável por aumentar a frouxidão ligamentar, caso os movimentos sejam executados de forma inapropriada, lesões articulares podem surgir. 

Comentários