Estudantes de jornalismo da UESB convidam a sociedade para a 2º edição da Semana de Jornalismo Importa
A Semana Jornalismo Importa II acontecerá no auditório II do Módulo Luizão na Uesb, campus de Vitória da Conquista e contará com intervenções artísticas, palestras e oficinas sobre temas atuais, como os terríveis anos da ditadura militar no Brasil
Notícias - 14/05/2018
+notícias

Koroush Naghibi e Tainara Menezes, estudantes de jornalismo da UESB

Os estudantes, Tainara Menezes e Koroush Naghibi, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) participaram nesta segunda-feira (14), do programa Redação Mega para comentar sobre a segunda edição da Semana Jornalismo Importa organizados por eles. O evento que acontece entre os dias 15 a 18 de maio, acontece em comemoração aos 20 anos do curso.

A Semana Jornalismo Importa II acontecerá no auditório II do Módulo Luizão na Uesb, campus de Vitória da Conquista e contará com intervenções artísticas, palestras e oficinas sobre temas atuais, como os terríveis anos da ditadura militar no Brasil, a importância dos Direitos Humanos e as opressões contra mulheres, negros e homossexuais, e também discussões específicas, tais o jornalismo esportivo e a mídia independente em nível local, estadual e nacional.

“Sabemos que o jornalismo é a base de tudo, é ele que informa toda a sociedade e com esse objetivo vamos trazer um evento para debater sobre os jornalistas tanto daqui da região de Vitória da Conquista, tanto da Bahia, tanto do Brasil. Além disso, o objetivo do evento em si é mostrar realmente o porquê o jornalismo importa para nossa sociedade e o porquê que na atualidade ele é fundamental para que possamos construir uma sociedade boa e igualitária”, justificou o estudante do segundo semestre, Koroush Naghibi, em entrevista à MEGA RÁDIO VCA.

Convidados

Entre os convidados para o evento, estão o professor do curso de Direito da Uesb e advogado, Ruy Medeiros; Pedro Canísio (freelancer de Salvador); Mariana Bastos, jornalista da Folha de S.Paulo; Donminique Azevedo do Instituto Mídia Étnica (Salvador) e Laura Capriglione do Jornalistas Livres.

Intervenções Artísticas

Em todos os dias serão realizadas intervenções artísticas no intervalo das palestras e haverá exposições fotográficas com questões relacionadas aos temas do evento. No quarto dia, 18, às 12h, haverá uma obra artística surpresa sobre a Ditadura Militar no Restaurante Universitário (RU).

“Na sexta (18) teremos uma intervenção no refeitório da UESB, onde vamos tratar sobre a questão da ditadura militar”, destaca Koroush.

Inscrição

A Semana Jornalismo Importa é coordenado pela professora do curso de Jornalismo da Uesb, Carmen Carvalho, e a organização do evento está sob a responsabilidade dos estudantes do segundo semestre de Jornalismo, e conta com o apoio da Proex (Pró-Reitoria de Extensão) e do Colegiado de Comunicação e Jornalismo.
Para participar não é preciso pagar nada, mas é necessário a fazer inscrição neste link (CLIQUE AQUI)

Para quem obtiver mais de 70% de participação, haverá certificado.

Fake News

O estudante Koroush aproveitou a entrevista para comentar sobre essa emergência das Fake News. Ele destacou que é um assunto que deve ser debatido para descobrir maneiras para solucionar esse problema. “Você contar uma notícia que não é verídica acaba prejudicando toda a sociedade, por que a notícia influencia todo o mundo. (…) quando você tá ali criando notícias falsas, disseminando coisas que não aconteceram acaba influenciando a pessoa a pensar coisas que realmente não aconteceram”, pontua ele.

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

  • Facebook
  • Twitter