ELEIÇÕES UESB: Candidato Luiz Otávio quer melhorar permanência estudantil, descentralizar poderes e acabar com disparidade entre campi
Nesta quinta-feira (05), a Mega Rádio VCA abriu as portas para o primeiro candidato à reitoria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Luiz Otávio, da chapa intitulada "Renova Uesb", falou sobre propostas, cortes e desafios que terá caso assuma a posição de reitor
Política - 5/04/2018
+notícias

(Foto: Joabson Silva/Mega Rádio VCA)

Nesta quinta-feira (05), a Mega Rádio VCA abriu as portas para o primeiro candidato à reitoria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Luiz Otávio, da chapa intitulada “Renova Uesb”, é do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da instituição, e falou sobre propostas, cortes e desafios que terá caso assuma a posição de reitor.

Propostas

Entre algumas propostas citadas pelo candidato da Chapa 02, estiveram questões como políticas para diversidades, reestruturação administrativa e descentralização do poder.

Luiz considera necessário que a reitoria seja a mais descentralizada e transparente possível. Para ele, as decisões precisam ser dividas pelos setores, não cabendo apenas à figura do reitor, um passo que ele considera crucial no processo de reestruturação administrativa.

Afirmou que as atuais políticas quanto à diversidade étnica têm sido efetivas, mas ressaltou não haver propostas para combater a diversidade de gênero. Ainda assim, clamou para que não só as chapas candidatas, mas toda a Universidade se dispa de preconceitos, pois a instituição deve ser um lugar colorido e plural.

Contingenciamento

Luiz Otávio confirmou que o orçamento destino à Uesb nos últimos anos tem sido fora da realidade e que as universidades públicas têm sofrido com o contingenciamento imposto pelo governo da Bahia. Confirmou ainda que o orçamento recebido, que é aquém do necessário, ainda não é executado, sob desculpas como a falta de receita.

O candidato destacou que é importante ampliar os recursos a fim de melhorar o quadro de docentes e servidores visando uma melhora geral da instituição.

Desafios

Os desafios foram os pontos mais abordados por Luiz Otávio. O candidato considera que entre os principais estão o acesso, a permanência estudantil e disparidade entre os três campi.

Quanto ao acesso à Universidade, ele vê como uma consequência de ações que deixaram de priorizar a educação. A evasão estudantil, problema que salta aos olhos da instituição, precisa diminuir, e Luiz garantiu que este será um dos, senão o principal impasse combatido por ele caso assuma a reitoria.

A Mega Rádio entrevistará os outros dois candidatos nesta sexta-feira (06), às 14h00 e 15h00 cada. As perguntas serão as mesmas feitas a Luiz Otávio.

Confira a entrevista com o candidato da chapa “Renova Uesb” na íntegra:

  • Facebook
  • Twitter