52ª ExpoConquista começa com foco na educação do produtor agropecuário
Em entrevista à Mega Rádio VCA, Euberto Miranda, presidente da FAEB, destacou a importância da educação – desde o estímulo na escola aos cursos para capacitar os já produtores
Notícias - 14/03/2018
+notícias

Começou nesta terça-feira (14), a 52ª edição da Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista. O evento, que contará mais uma vez com seus diversos estandes, leilões e negócio, terá um foco que promete ser inovador para uma mudança no cenário do setor em toda a Bahia: a educação.

Com várias palestras do dia 15 ao dia 17, a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (COOPMAC), juntamente com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), visa melhorar a capacitação dos produtores rurais no trato com a agropecuária. A mudança é um marco, principalmente após mudanças nas responsabilidade da própria FAEB, que antes se limitava apenas a defender os interesses e direitos destes produtores. Hoje essa profissionalização passa principalmente pela federação, que tem oferecido curso e programas para auxiliar este desenvolvimento.

Palestras movimentarão a ExpoConquista 2018 (Foto: FAEB)

Em entrevista à Mega Rádio VCA, Euberto Miranda, presidente da FAEB, destacou a importância da educação – desde o estímulo na escola aos cursos para capacitar os já produtores –, a qual ele considera “a única célula capaz de mudar uma sociedade e talvez o maior investimento que se possa fazer no povo, em uma cidade e também em um setor, como é o caso do setor agropecuário”. Para ele, é importante deixar de pensar na atividade como “minha roça, minha fazenda, mas sim como algo que me dê retorno”, sendo estes programas capazes de instaurar novos pensamentos aos produtores agropecuários.

Euberto Miranda – presidente da FAEB

O presidente da COOPMAC Jaymilton Gusmão Filho disse que o principal desta edição da ExpoConquista é exatamente a capacitação. Para ele, os números e faturamentos serão apenas adendos ao principal foco, que é levar novas informações ao homem do campo, questões que agreguem conhecimento para evoluir ainda mais o agronegócio de Vitória da Conquista e região.

Jaymilton vê a 52ª edição como uma “reinvenção da COOPMAC” após quatro brutos anos de seca em todo o nordeste brasileiro. Em entrevista ao programa “Ponto de Encontro”, que comanda o estande da Mega Rádio VCA dentro da exposição, ele afirmou que as chuvas e a melhora da situação política do país favorece essa que deve ser uma ExpoConquista marcante.

  • Facebook
  • Twitter