“O objetivo é valorizar o passado para construir um futuro melhor”, diz coordenadora sobre a 16ª Semana de Museus
A 16ª Semana de Museus acontecerá entre os dias 14 e 19/05 no Museu Regional de Vitória da Conquista - Casa Henriqueta Prates. Em entrevista à Mega Rádio VCA, Valquíria Fernandes, coordenadora do museu, explicou detalhes sobre o evento.
Notícias - 11/05/2018
+notícias

A 16ª Semana de Museus acontecerá entre os dias 14 e 19/05 no Museu Regional de Vitória da Conquista – Casa Henriqueta Prates. Em entrevista à Mega Rádio VCA na tarde de hoje (11), Valquíria Fernandes, coordenadora do museu, explicou detalhes sobre o evento. “O objetivo é aproximar o museu e a comunidade e despertar nas pessoas essa vontade de conhecer mais, de valorizar o passado para construir um futuro melhor“, disse.

O evento é promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece em todo o país. O tema deste ano é “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” e busca, como o próprio nome indica, “trazer novas abordagens, formas diferentes de ação, atividades diferentes para  atrair novos públicos“, explicou a coordenadora do Museu Regional.

A programação conta com uma exposição fotográfica mostrando a evolução do patrimônio arquitetônico de Vitória da Conquista, de 1920 até os dias atuais. Além disso, haverá exibição do documentário “Índios no Brasil”, oficinas de pintura e visitas agendadas com turmas de escolas e grupos da comunidade. No sábado (19), para fechar o evento, haverá um sarau com a banda Cabeças de Frade.

Valquíria conta que o público conquistense não é muito receptivo com esse tipo de evento. “O público de Conquista, assim como no Brasil de forma geral, não tem muito essa coisa de buscar o lado cultural e histórico. Então a gente vai em busca do público. A gente entra em contato com as escolas, com os grupos, seja o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), a Pastoral do Menor, o grupo de mães de crianças atendidas na UTI do Hospital Esaú Matos.  Esses grupos gostam muito de vir porque é uma novidade, não é uma coisa que faz parte da rotina deles. E não deixam de enriquecer o conhecimento“, conclui a coordenadora.

Além da programação realizada no Museu Regional, o Memorial Régis Pacheco também contará com atividades entre os dias 14 e 20/05 em comemoração à 16ª Semana de Museus.

  • Facebook
  • Twitter