Candidatos ao governo da Bahia apresentam programas mais extensos do que os presidenciáveis

Programas de governo já estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral

Os candidatos ao governo da Bahia possuem propostas mais extensas e detalhadas do que os presidenciáveis, segundo análise feita pelo Metro1.

Enquanto Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (UNIÃO), principais concorrentes ao pleito baiano, apresentaram planos de governo com 124 e 200 páginas respectivamente, os candidatos à Presidência se restringiram a apresentar planos menos robustos.

Dentre os quatro principais candidatos ao Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e a senadora Simone Tebet (MDB) são quem apresentam programas mais extensos, com 48 páginas cada. Em seguida, aparece Ciro Gomes (PDT), com 26 páginas, e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 21. 

Detalhes

Em seu programa de governo, ACM Neto trata de 10 temas. E, dentro dos temas, também destrincha os subtemas. Por exemplo, ao falar sobre a Saúde, o candidato do União Brasil discute propostas para regionalizar a saúde e ter uma nova regulação. 

Já Jerônimo Rodrigues dividiu o seu programa em três grandes temáticas: desenvolvimento econômico com sustentabilidade, equidade e justiça; desenvolvimento social e garantias de direitos; e governança democrática, com integração e efetividade das políticas públicas. Em cada temática, ele detalha propostas para temas como saúde, educação e segurança pública. 

João Roma apresenta propostas para 13 temas, entre elas, está a de criar um Auxílio Brasil estadual. 

No caso dos presidenciáveis, Jair Bolsonaro baseia seu plano nos princípios do liberalismo econômico. O presidente foca em palavras como emprego e segurança, que são citadas 90 e 99 vezes, respectivamente. A geração de empregos é a aposta de Bolsonaro para superar a crise no país.

Já o ex-presidente Lula foca na palavra "fome", que é citada 22 vezes no plano de governo. O petista também fala em revogar o teto de gastos e a reforma trabalhista, ambos defendidos por Bolsonaro.

Comentários


Instagram

Facebook