MP cobra 2 bilhões de dólares a Bolsonaro e Ricardo Salles pelo fim do Fundo Amazônia

MP cobra 1 bilhão de dólares em multa a cada um deles e ainda outro bilhão em débitos

Foto: Marcos Corrêa/PR


O Ministério Público entrou com uma ação no Tribunal de Contas da União (TCU), na quinta-feira (30), cobrando até 2 bilhões de dólares do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles por terem acabado com o Fundo Amazônia.

De acordo com a coluna O Antagonista, do portal Uol, o MP cobra 1 bilhão de dólares em multa a cada um deles e ainda outro bilhão em débitos, o que daria cerca de R$ 10,5 bilhões para cada.

A ação foi assinada pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado. Ela pede ao Tribunal a apuração da conduta “intransigente, temerária e ideologizada” do presidente e do ex-ministro.

Para o MP, o fim do Fundo Amazônia pode ter sido responsável por “ocorrência de prejuízos ao Brasil, sobretudo às políticas públicas de preservação ambiental”. Na ação, o MP afirma ainda que “o governo Bolsonaro insistiu em manipular a finalidade do fundo, decidindo livremente e de maneira unilateral a destinação dos recursos”, mas, como não conseguiu, optou por encerrar o fundo.

O Fundo era financiado pela Alemanha e pela Noruega. De acordo com a coluna, ele contava com US$ 3 bilhões de dólares para políticas de proteção ambiental. 

Comentários


Instagram

Facebook