5ª edição da Feira Literária de Mucugê pautará “Literatura e Ancestralidades” em programação presencial

A 5ª edição da Fligê traz para a cena da Literatura a importância de se falar, pensar e sentir as Ancestralidades

Foto: Divulgação


De 10 a 14 de agosto, a Feira Literária de Mucugê (Fligê) retoma seus encontros e atividades presenciais em sua 5ª edição. Com o tema “Literatura e Ancestralidades”, o evento trará, em sua programação, mesas literárias, oficinas, espetáculos, circuitos e desfiles literários, leituras guiadas, performances artísticas, instalações e expografias, intervenções artísticas, sessões de autógrafos, projetos pedagógicos, cinema e muitas outras vivências.

Sempre ambientada na cidade de Mucugê (BA), município da Chapada Diamantina, a Fligê envolve crianças, jovens, adultos e idosos, que buscam sentir e respirar a literatura em conotações que extravasam realidades. Nesta edição, toda a programação será construída a partir das extrações conceituais de Ancestralidades, presentes nas literaturas indígenas, negras, tradições culturais, oralidades etc. Tudo isso encontrará espaço no diálogo com outras expressões artísticas, como o teatro, o cinema, a música.

 

O tema

Reunindo narrativas dos anos de 2020 a 2022, a 5ª edição da Fligê traz para a cena da Literatura a importância de se falar, pensar e sentir as Ancestralidades. Por meio de uma série de atividades, será realçada a matriz de ancestralidade presente na obra de escritores e escritoras brasileiras. Pensar nessas Ancestralidades é lembrar daquilo que permanece vivo e que se transmuta em oralidades e verbovisualidades para que a memória sobreviva às tentativas de sua destruição.

Com o desejo do encontro, a Fligê seguirá todos os protocolos vigentes de biossegurança contra a Covid-19 durante a realização das atividades desta 5ª edição. O evento conta com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio de emendas parlamentares vinculadas, da Prefeitura Municipal de Mucugê, além da parceria com instituições de educação estadual e federal e de coletivos e grupos culturais.

Foto:Vinicius Brito

Sobre a Fligê

Realizada desde 2016, o evento tem a Literatura como mote, mas sempre em comunicação direta com as singularidades de outras expressões artísticas e culturais. A iniciativa busca potencializar a formação de leitores de todas as idades, em uma rica experiência pelo mundo do conhecimento, construída nas mais diversas narrativas. Na última edição do evento, realizada em 2019, a Fligê trouxe como tema “Sê livre... és gigante”, com programação em homenagem ao poeta baiano Castro Alves.

Mais informações e todas as novidades sobre a 5ª edição da Feira Literária de Mucugê estão disponíveis no Instagram da Fligê: @FligeMucuge.

Comentários