CONQUISTA: Centro de Cultura Camillo de Jesus recebe exposição de Silvio Jessé

A abertura da exposição aconteceu nesta quinta-feira, 27, e a visitação seguirá até o dia 12 de março, com acesso gratuito

Foto: Divulgação


O Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, receberá a exposição “Sertão Colorido Quanto Preto e Branco”, do artista plástico Silvio Jessé, que faz um recorte da vasta obra do fotógrafo Evandro Teixeira, sob curadoria da professora e pesquisadora Ester Figueiredo e do artista plástico Edmilson Santana. A abertura da exposição aconteceu nesta quinta-feira, 27, e a visitação seguirá até o dia 12 de março, com acesso gratuito. 

Jessé interpreta as imagens da infância nas fotografias de Evandro Teixeira em 31 telas e três painéis. Cada cena integra um elemento singular da infância no cotidiano do sertão, mas preserva o caráter obrigatório da autonomia artística de cada criador de sua obra, permitindo ao público interpretar a fotografia em si, o quadro em si e, nesse fluxo interpretativo, recompor sentidos. 

Sílvio Jessé é de Vitória da Conquista, Sudoeste Baiano, e Evandro Teixeira de Irajuba, no Vale do Jiquiriçá. Sílvio tem formação acadêmica em Educação Artística com habilitação em Desenho, e começou sua carreira participando do 10º Salão dos Estreantes na Galeria Panorama, em Salvador, homenageando a região do semi-árido brasileiro, principal temática e inspiração para sua arte.  

Foto: Divulgação

Já o fotógrafo Evandro Teixeira começou a carreira jornalística em 1958, em o Diário da Noite, na cidade do Rio de Janeiro, onde se radica e vive desde então. Transfere-se para o Jornal do Brasil, em 1963, ali permanecendo até hoje. Extremamente versátil, destaca-se em diversos campos da cobertura jornalística, desde os temas políticos até a fotografia de esporte. É autor dos livros Fotojornalismo (1983) e Canudos 100 anos (1997). 

Protocolos de segurança: Em atenção aos decretos vigentes, os Espaços Culturais da SecultBA passam a exigir comprovação vacinal (duas doses ou dose única) a artistas, equipe técnica e público, mediante apresentação do cartão de vacinação ou do Certificado COVID obtido através do aplicativo "CONECT SUS” do Ministério da Saúde. Além disso, o decreto determina ainda que os Espaços Culturais devem obedecer a limitação de 70% de sua capacidade, e que deve ser garantido o distanciamento mínimo de um metro entre os visitantes. Os demais cuidados como o uso de máscaras, medição de temperatura e higienização das mãos com álcool gel também continuam sendo obrigatórios.

Comentários


Instagram

Facebook