Bruno Reis pede que Anvisa autorize autoteste de covid: Não é hora de fazer política

O gestor acrescentou ainda que a Anvisa não está enfrentando a realidade do dia a dia

 Divulgação 


O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), criticou a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que determinou o recolhimento de autotestes de covid-19. Na manhã desta quinta-feira (27), o gestor disse que “não é hora de fazer política”. Para ele, os autotestes devem ser liberados pelo órgão imediatamente.

“O que é o autoteste? É a prefeitura disponibilizar gratuitamente para a pessoa e a pessoa possa identificar se está de covid ou não. Primeiro, para saber qual o tratamento fazer se é de covid ou de gripe. Segundo, é que hoje é uma grande pressão na porta das nossas unidades de urgência e emergência”, explicou.

O gestor acrescentou ainda que a Anvisa não está "enfrentando a realidade do dia a dia”. Ele justificou que, atualmente, o Município tem enfrentando a pandemia com 40% dos profissionais afastados por causa da doença.

“E todo dia exigência para abrir mais pontos de testagem, como gente? O prefeito faz um apelo para que a Anvisa aprove amanhã e vocês vão ver que parte significativa dos problemas serão resolvidos. Esses profissionais que estamos contratando é para ampliar os pontos de testagem. É muito importante que a Anvisa aprove amanhã o auto teste no Brasil”, disse.

 

VEJA TAMBÉM: Seis estados do Brasil estão com alerta crítico de ocupação de leitos de UTI

 

O gestor finalizou dizendo que caso os autotestes sejam autorizados, a prefeitura fará a distribuição e as filas serão reduzidas significativamente. “Vamos reduzir imensamente a procura das nossas unidades de urgência e emergência”.

Suspensão

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de mais um autoteste de covid-19 - o meuDNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva, da empresa Empreendimentos Pague Menos S/A. Na terça(25), a agência suspendeu a comercialização distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso do Autoteste Covid-19 Isa Lab. Em nota, a Anvisa informou que, “até o momento, não existe nenhum produto aprovado como autoteste, ou seja, para uso por usuários leigos”.

Bnews/Com informações do repórter Nilson Marinho 

Comentários


Instagram

Facebook