MEGA: Diretor Geral do Hospital de base revela quantos leitos de UTI estão disponíveis em Conquista

O diretor geral também afirmou que há uma mudança no perfil dos pacientes infectados pelo novo coronavírus

Foto: Reprodução


Nesta terça-feira (9), o programa Redação Mega (apresentado por Paulo Martins, Joabson Silva e Daniel Morais), entrevistou por telefone o diretor geral do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), Drº Geovani Moreno, para falar sobre a situação da instituição diante o cenário da pandemia.

Muitos são os questionamentos da comunidade sobre as mortes em decorrência da covid-19, diante disso o Drº Geovani comenta sobre a atual taxa de ocupação de leitos.

"A situação vem se repetindo ao longo das últimas semanas, nos últimos dias e a gente tem uma taxa de ocupação elevada com relaçao com os pacientes covid. Hoje pela manhã dos 40 leitos de UTI, nós temos três leitos disponíveis. Então, a taxa de ocupação que beira acima de 90%, dos leitos clínicos, são somente 18 leitos que servem aos pacientes que saem da UTI de alta. Eles tem baixo impacto na rede assistencial, mas é uma taxa de ocupação muito elevada, além daquela que a gente julga adequada para não forçar o sistema que gira em torno de 70% a 75%", disse ele.

O diretor geral também afirmou que há uma mudança no perfil dos pacientes infectados pelo novo coronavírus.

"A gente percebe no dia a dia essa mudança de faixa etária de gravidade dos casos, porque não só os pacientes mais jovens estão tendo formas mais graves e com isso estão necessitando de assistência na UTI, como também isso vem afetando a mortalidade (...) cenário esse que não era tão comum, ou melhor dizendo, não era tão habitual no início da pandemia", afirma.
 

Comentários